HU é referência no atendimento a pacientes com imunodeficiências primárias

Consideradas raras, as IDP atingem uma em cada 50 mil pessoas
Por Klebson Candido - estagiário de relações públicas
29/04/2019 10h43 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Evento acontecerá hoje (29), às 14h30, no próprio Hospital

Durante a Semana Mundial de Imunodeficiências Primárias, comemorada entre os dias 22 e 29 de abril, o Ambulatório de Alergia e Imunologia do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) realizará o Conversando sobre Imunodeficiências Primarias. O evento acontecerá hoje (29) de abril, às 14h30, no próprio hospital.

Na ocasião, os profissionais do serviço abordarão os erros inatos da imunidade, casos clínicos suspeitos, além da relação do portador das imunodeficiências e do responsável pelos seus cuidados. O Hupaa é referência no tratamento desses casos.

As Imunodeficiências Primárias (IDP), que estão relacionadas também a fatores genéticos, são portas de entrada para diversas outras patologias e, em alguns casos, a recomendação médica é a realização de transplante de medula óssea e, em outras situações clínicas, o uso de antibióticos e infusão de imunoglobulina.

De acordo com o médico imunologista do Hupaa, Iramirton Figuerêdo Moreira, nem sempre é possível detectar a imunodeficiência pelo hemograma, sendo necessários procedimentos específicos para a análise. O médico alerta que o paciente deve buscar ajuda médica quando se depara com infecções recorrentes, alergias alimentares e queda das plaquetas. “A imunodeficiência pode ter relação com a genética, quando o paciente não produz nenhum tipo de anticorpos e se torna suscetível a diversas infecções, podendo levar à morte”.

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que buscam o tratamento para imunodeficiência podem contar com os serviços de referência em Alagoas do Ambulatório de Imunologia e Alergia do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa).