Entrega provisória do prédio Eixo Saúde foi realizada no Campus Arapiraca

Bloco sediará atividades dos cursos da área de saúde no próximo semestre
Por Izadora García - relações públicas
22/04/2019 12h38 - Atualizado em 22/04/2019 às 12h43
Estudantes e professores marcaram presença na entrega. Fotos: Izadora Garcia

Na tarde da última quarta-feira (17), foi realizada a entrega provisória do Eixo Saúde para a comunidade universitária do Campus Arapiraca. Na ocasião, estiveram presentes o vice-reitor, José Vieira, o superintendente de Infraestrutura, Dilson Batista, o diretor acadêmico, Arnaldo Tenório, a coordenadora do curso de medicina, Francine Mendonça, e a coordenadora do curso de enfermagem, Janaina Ferro, além de representantes da comissão de acompanhamento das obras, estudantes e docentes.

O bloco é composto por dois prédios interligados: um abriga a sede administrativa, auditório, salas de aula e espaços de convivência, enquanto o outro será destinado aos laboratórios, onde estudantes poderão realizar suas atividades práticas. O vice-reitor esclareceu que a solenidade não se trata da inauguração oficial do Eixo Saúde, mas que as atividades do próximo semestre letivo serão realizadas no espaço.

Após a assinatura do Termo de Entrega Provisória, o espaço de fala foi aberto para os representantes da comunidade universitária que estiveram presentes. “Esse momento é importante, é histórico para nós. É um divisor de águas no que diz respeito à infraestrutura do nosso curso. Gostaria de agradecer o empenho da reitoria, porque sempre temos esses espaços para chegar e falar das necessidades, do que precisa ser resolvido. Da mesma forma, a direção do Campus que está conosco no cotidiano”, avaliou Carlos Alberto Fraga, docente de medicina e membro da comissão de acompanhamento.

A coordenadora do curso de medicina Francine Mendonça complementou a fala do professor e aproveitou o momento para elogiar os estudantes pela determinação. “Com o que a gente tinha, estávamos fazendo o máximo. Tenho muito orgulho de acompanhar a vida acadêmica de vocês, vocês são pessoas que estão aqui dando tudo de si, o máximo que podem. E agora vamos poder proporcionar uma estrutura para auxiliar a formação de vocês”.

“A entrega desse prédio é bastante significativa. Temos conseguido ótimos resultados com as maiores dificuldades, sem essa estrutura física. A enfermagem, por exemplo, conseguiu um conceito 5. Que a gente saia de uma estrutura sacrificada com essa relação humana fortalecida para que a gente possa sair daqui pensando, de fato, nas pessoas pra quem vamos prestar serviços de saúde. Vamos pensar no desafio que temos pela frente que é de usar essa estrutura em nome de uma  assistência em saúde de qualidade para Arapiraca”, enfatizou Janaina Ferro.

José Vieira encerrou o momento falando sobre o quanto é importante que a comunidade se articule e se engaje para fazer cobranças. Desde o ano passado, uma comissão formada por estudantes e docentes passou a fazer visitas periódicas às obras do Eixo. Além disso, o próprio vice-reitor, junto aos fiscais da Sinfra, também acompanhava o andamento da construção frequentemente.

“Reconheço aqui todo o esforço que foi feito para que esse bloco fosse entregue: da reitoria, da Superintendência e da Coordenadoria de Infraestrutura, da direção do Campus, dos nossos engenheiros, arquitetos, docentes e estudantes que acompanharam essa obra. Agora vocês receberam uma estrutura toda pensada nas necessidades que vocês tinham, mas, com isso, nada mudou: vamos ter que continuar caminhando juntos, um auxiliando o outro. Os desafios serão novos, mas o que não pode se perder é essa interação, essa participação e essa fiscalização comunitária”, finalizou o vice-reitor.

Agora, a empresa Cony Engenharia tem 60 dias para fazer os ajustes necessários. A obra conta com uma garantia de 5 anos e estudantes e professores devem informar sobre quaisquer inconformidades ou problemas encontrados.