Debate sobre as propostas de Ensino abre etapa de fóruns para o PDI

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) está sendo elaborado com consulta às comunidades universitária e externa
Por Lenilda Luna - jornalista
03/04/2019 13h30 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Fórum temático do PDI iniciou com propostas para expansão do ensino. Fotos: Renner Boldrino

Fórum temático do PDI iniciou com propostas para expansão do ensino. Fotos: Renner Boldrino

Na manhã desta quarta-feira (3), no auditório da Reitoria, foi iniciada a etapa de fóruns temáticos para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com as propostas para os próximos cinco anos. A reitora Valéria Correia fez uma breve abertura, ressaltando a participação da comunidade. “Estamos ouvindo a Universidade e a sociedade alagoana para definir as ações que devem ser implementadas até 2023. É a primeira vez que o PDI é elaborado dessa forma participativa”, destacou a reitora. 

A primeira apresentação foi do fórum de Ensino. Suzana Barrios, da equipe da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), apresentou as atividades desenvolvidas nos últimos anos e que devem ter continuidade no planejamento. “A equipe buscou para reformular e atualizar os projetos pedagógicos dos cursos. Contamos com apoio decisivo de diretores acadêmicos e de Unidades. Temos um corpo docente e técnico bastante capacitado para esse trabalho”, ressaltou Suzana. 

Uma grande expectativa, destacada na apresentação do plano, diz respeito à criação dos novos cursos. “Apesar dos cortes de orçamento e congelamento de verbas para a educação, precisamos continuar trabalhando para ampliar o alcance da Universidade para todo o estado de Alagoas. Vamos trabalhar para tornar realidade o Campus Litoral, em Porto Calvo, e vamos apresentar novos cursos para o interior do Estado. Estamos vivendo uma estagnação da expansão universitária, mas alguns desafios devem ser enfrentados para garantir ensino superior de qualidade”, enfatizou a pedagoga. 

Entre os cursos indicados no planejamento, estão o de Engenharia Elétrica no Centro de Ciências Agrárias e no Campus A.C. Simões; Ciências Biológicas na Unidade de Viçosa;

Direito em Santana do Ipanema e em Palmeira dos Índios; e Matemática, Física e Letras no Campus do Sertão. Para o novo Campus Litoral, os cursos propostos são: Turismo, Gastronomia, Tecnólogo em Hotelaria, História, Pedagogia, Inglês e Ciências Biológicas com ênfase em Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro. 

Durante a tarde, o tema do fórum temático é a Extensão. Foram convocados para participar os estudantes, professores e técnicos administrativos da Universidade.