Serviço Social capacita supervisores de campo em Palmeira dos Índios

Capacitação é voltada para assistentes sociais e docentes do curso do Campus Arapiraca
Por Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo
08/03/2019 10h46 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Curso de Serviço Social de Palmeira dos Índios promove capacitação para supervisores de campo. Foto: Arquivo Pessoal

Curso de Serviço Social de Palmeira dos Índios promove capacitação para supervisores de campo. Foto: Arquivo Pessoal

 

Pensando em contribuir com o processo de supervisão direta de estágio, o curso de Serviço Social da Unidade Educacional de Palmeira dos Índios está promovendo o 2º Curso de Capacitação para Supervisores de Campo. A capacitação é voltada para assistentes sociais e professores do curso da Ufal no Campus Arapiraca.

De acordo com as professoras Mayra de Queiroz e Angélica Bezerra, que coordenam o curso, o principal objetivo é estreitar os vínculos entre o saber acadêmico e os campos de estágio de atuação profissional. A atividade pretende, ainda, socializar os conhecimentos produzidos na Universidade para a interação com a sociedade com uma intervenção qualificada e coerente com o projeto ético-político do curso.

“Considerando a relação sistemática e contínua entre a instituição de ensino e as instituições de campo de estágio e a indissociabilidade entre formação e exercício profissional, propomos o curso de capacitação de supervisores de campo do curso de Serviço Social a fim de contribuir com o processo de supervisão direta de estágio”, explica a professora Angélica Bezerra, coordenadora de estágio do curso.

Os 1º e 2º módulos aconteceram na segunda quinzena de fevereiro e foram ministrados pelos professores Japson Gonçalves, Adilema Lima e Mayra de Queiroz. O primeiro dia de capacitação teve como tema O estágio e a supervisão como dimensões da formação e da atuação profissional do assistente social e, o segundo, abordou a Instrumentalidade no trabalho do assistente social.

 “A atual conjuntura com as intensas ofensivas no chamado mundo do trabalho expressa desafios, possibilidades e limites para atuação profissional. Com base nas mudanças na conjuntura brasileira, nosso interesse é a reflexão crítica sobre a realidade e seus desdobramentos para a atuação profissional na condução e construção de possíveis caminhos para o fortalecimento e consolidação do projeto ético-político e para o aprimoramento do exercício da supervisão direta de estágio em Serviço Social”, afirma Bezerra.

Para dar continuidade à capacitação, quatro novos módulos serão aplicados até o dia 16 de abril. Eles abordarão as competências e atribuições do assistente social; pesquisa e planejamento social; a questão social e a atuação do assistente social; e gênero, geração e relações étnico raciais: código de ética e intervenção profissional.