Projeto inédito vai levar a Bienal para as ruas de Jaraguá

Comissão da Ufal se reuniu com representantes da Prefeitura de Maceió para firmar parcerias
Por Júlio Arantes - jornalista
20/03/2019 08h27 - Atualizado em 20/03/2019 às 10h44
Reunião sobre a projeto da Bienal Alagoas 2019. Fotos: Pei Fon/ Secom Maceió

Reunião sobre a projeto da Bienal Alagoas 2019. Fotos: Pei Fon/ Secom Maceió

A reitora da Ufal, Valéria Correia, a diretora da Edufal, Lídia Ramires e a equipe de trabalho que organiza a próxima edição da Bienal do Livro de Alagoas participaram de uma reunião na Prefeitura de Maceió para solicitar as parcerias para a realização da maior feira literária do Estado. Participaram o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinícius Palmeira.  a secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Dórea, entre outros representantes da prefeitura. 

Na reunião foram apresentados o projeto da Bienal e as demandas da Universidade para que a prefeitura seja uma parceira na realização do evento. A reitora destacou o trabalho que já vem sendo realizado pela Edufal em ações de divulgação e incentivo ao hábito de leitura, principalmente em bairros da periferia da cidade. 

A diretora da Edufal, Lídia Ramires, explicou as mudanças no projeto, que este ano vai ocupar as ruas do histórico bairro de Jaraguá, tendo o Espaço Armazém como ponto central de estandes. 

A ocupação dos espaços urbanos deve contar com performances artísticas, decoração temática e montagem de pólos ao longo da rua Sá e Albuquerque, praça Dois Leões e ruas adjacentes. O secretário de cultura de Maceió, Vinícius Palmeira, destacou a importância da participação da classe artística na Bienal, além de apresentar as condições gerais da utilização do bairro. 

Expectativa 

Um dos mais aguardados eventos culturais da cidade é também uma importante ferramenta de estímulo à venda de livros no Estado. Por meio da política de vale-livros, a prefeitura se comprometeu a distribuir, para uso durante a Bienal. 

A feira deve movimentar ainda o comércio em geral, bem como promover a integração entre o bairro e os visitantes, que terão acesso livre e seguro por todas as ruas onde acontece o evento.