Projeto debate alimentação e saúde da mulher durante feira

Evento será realizado na Feira Orgânica e Agroecológica da Ufal na próxima quarta (27)
Por Ascom Ufal
25/03/2019 15h06 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Debates com mulheres na feira começaram no dia 13 de março

Durante o mês de março, a equipe do projeto de extensão Colhendo Bons Frutos: Nutrição e Agroecologia está realizando algumas rodas de conversa sobre o cuidado e atenção a saúde das mulheres.  A atividade é feita na Feira Orgânica e Agroecológica da Ufal, com a participação de estagiários de Nutrição em Saúde Pública, que atuam na Gerência de Vigilância em Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GDANT) da Secretaria Municipal de Saúde.

Na próxima quarta-feira (27), às 9h, o tema a ser trabalhado será Alimentação e a saúde da mulher. Toda a comunidade universitária está convidada a participar.

“Estas atividades têm como objetivos a promoção da alimentação saudável e integração campo-cidade ao aproximar as famílias produtoras e os consumidores”, comentou a coordenadora do projeto, professora Maria Alice Araújo Oliveira. Durante sua realização participaram agricultores, estudantes e professores da Ufal.

Debates

No dia 13 de março a programação foi iniciada com uma mística realizada por Edcleide da Rocha Silva, representante do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e pelas agricultoras da feira. Também foram apresentadas as principais pautas do MMC, abordando as questões relacionadas ao feminismo camponês.

Em seguida, foi realizada uma roda de conversa a respeito da hipertensão arterial, doença crônica não transmissível, que atinge uma em cada quatro mulheres em Maceió, segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel/2018).

No dia 20 de março, o tema abordado na outra roda de conversa foi Diabetes, enfatizando a prevenção da doença e a alimentação saudável.

A feira orgânica e agroecológica da Ufal é um espaço aberto ao público nas manhãs das quartas-feiras na Praça da Paz, que oferta produtos saudáveis, isentos de agrotóxicos. Esta iniciativa é liderada por mulheres, que ocupam um papel de destaque em uma produção natural pautada no manejo biológico, que respeita e preserva a biodiversidade.