Programa de extensão convida aprovados na Ufal para Pró-egressos

Atividades para orientar futuros alunos da Universidade são destinadas aos aprovados da rede pública
Por Ascom Ufal
18/03/2019 09h13 - Atualizado em 18/03/2019 às 09h14
Arte de divulgação

O Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas de Estado (Paespe) convida os alunos que estudaram na rede pública de ensino e ingressarão na Ufal nos semestres 2019.1 e 2019.2 para participar do Pró-egressos.

O objetivo é nortear os recém-universitários acerca dos serviços de assistência social oferecidos pela Ufal, oportunidades de bolsas e orientações acadêmicas em geral. A atividade é realizada anualmente para os ex-paespeanos ingressantes na Universidade e, como na edição do ano anterior, irá estender a oportunidade para alunos da rede pública de ensino que não participaram do Paespe.

As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (18) e seguem até o dia 21 de março, clicando aqui. A atividade vai ser realizada no próximo sábado (23), às 8h, na sala do Programa.

Aos alunos aprovados nos cursos de exatas na Ufal será aberta a participação no Pró-exatas, projeto também de autoria do Paespe que tem como objetivo reforçar os conteúdos de matemática. O Pró-exatas contará com aulas e monitorias dos conteúdos básicos, requisitados nas disciplinas iniciais dos cursos da área. As atividades acontecerão de 23 de março a 18 de maio, com aulas nas manhãs de sábado e as monitorias durante a semana.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3214-1866 ou por e-mail: paespe.ctec@gmail.com.

Sobre o Programa

O Paespe foi criado em 1993, pelo professor Roberaldo Carvalho de Souza, tendo como berço de suas atividades o Centro de Tecnologia (Ctec) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Sua principal atuação é por meio dos projetos Paespe Júnior, voltado a alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, e o Paespe, destinado aos alunos da 3ª série do Ensino Médio.

O Programa oferta aulas dos conteúdos cobrados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e realiza atividades multidisciplinares como o curso de informática básica, palestras e visitas técnicas, contribuindo para a inserção destes alunos em Instituições de Ensino Superior (IES).

Também faz parte do Programa, o curso de informática básica para jovens e adultos. O Paespe atende, anualmente, cerca de 200 alunos oriundos da rede pública de ensino. O objetivo é buscar, por meio da formação multidisciplinar e cidadã, a transformação e ascensão social de jovens em vulnerabilidade socioeconômica.