Programa Conexões de Saberes comemora números de 2018

Por Paulo Canuto - estudante de Jornalismo
12/03/2019 08h39 - Atualizado em 12/03/2019 às 08h40
Só na Ufal foram 72 estudantes aprovados

O programa Conexões de Saberes da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) comemora o número de aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. Só na Ufal foram 72 aprovados para os mais diversos cursos ofertados pela instituição. Número expressivo levando em consideração a evasão de alunos do programa, além daqueles que não se inscrevem no Enem, no geral foram mais de 80 aprovações.

A lista é ainda maior quando inclui os alunos aprovados em outras instituições, como Paula Natanyele que passou no vestibular da Uncisal, um dos mais concorridos na área de saúde. “Conexões ajudou no meu processo de construção de conhecimentos, tornando possível o meu sonho de ingressar na universidade pública, onde consegui minha vaga em 6° lugar no curso de terapia ocupacional e também em jornalismo na Ufal. Reconheço que ele foi quem somou muito para essas realizações, uma vez que é um instrumento de aprendizagem muito rico, um facilitador e que têm dado muitos frutos”, salientou.

A coordenadora do projeto, Janda Maria, comemora os números alcançados em 2018. “O sucesso das aprovações dos alunos é fruto do compromisso assumido pelo lado institucional, através de aulas preparatórias ministradas pelos discentes da Ufal para estudantes vindos de escolas publicas. Por outro lado, o empenho do estudante em participar efetivamente das atividades do programa através de aulas regulares do Pré-Enem Comunitário que envolve todas as áreas temáticas do Enem”, destaca.

O Programa

O programa Conexões de Saberes é uma iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) e do Ministério da Educação (MEC). As atividades na Ufal tiveram início em 2006, sendo desenvolvido pela Proex, por meio da Coordenação de Extensão Comunitária, com financiamento do MEC até 201º. A partir de 2011 os custos foram inteiramente assumidos pela Ufal. O projeto hoje conta apenas com o Pré-Enem Comunitário que completa sua 13ª edição, antes sob a nomenclatura Pré-Vestibular Comunitário.

O objetivo do programa é promover uma maior articulação entre a instituição universitária e as comunidades populares, promovendo assim a inserção de alunos de escolas públicas a instituições de ensino superior. O Programa Conexões de Saberes é composto pela coordenadora e assistente social Janda Maria Alves de Alencar, seis bolsistas na área administrativas e mais 24 bolsistas que são os discentes-professores, que ministram as aulas. O programa ainda conta com a parceria da COPpeve para inscrições e provas; da Fanut e Esenfar que cedem as salas para aulas; da Pró-reitoria de Graduação (Prograd); ex-alunos do Conexões e, também, alunos do Instituto Federal de Alagoas.

“O projeto Pré-enem Comunitário do Programa Conexões de Saberes, já atingiu um grande resultado, desde a sua criação em 2006 até o ano passado já aprovou mais de 1,7mil alunos em diversos cursos e instituições. Portanto, almejamos para 2019 uma prática democrática no âmbito da cidadania enquanto espaço de mediação entre Estado e sociedade, que sem dúvida, fará a diferença para um Brasil melhor” finaliza a coordenadora do projeto.