Instituto de Ciências Sociais promove aulas inaugurais da pós-graduação

Palestras levantam questões sobre direitos humanos e a importância da ação social como ferramenta de transformação do meio
Por Renata Morais - estagiária de Jornalismo
19/03/2019 07h40 - Atualizado em 19/03/2019 às 00h16
Arte de divulgação

Nos dias 27 e 28 de março, os programas de pós-graduação em Sociologia (PPGS) e em Antropologia Social (PPGAS) promovem aulas inaugurais no prédio do Instituto de Ciências Sociais (ICS). Na quarta-feira (27), a partir das 17h, haverá a palestra Movimentos sociais, democracia e direitos humanos encerra a noite no curso de Antropologia Social.

A discussão trazida pelo curso de Antropologia Social é aberta ao público e possui três palestrantes: A presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (Cedim), Ana Pereira; uma das lideranças Xururu-Kariri, Antônio Celestino; e a representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Débora Nunes.

Já na quinta-feira (28), a partir das 9h, o auditório Paulo Décio recebe a professora da London School of Economics (Escola de Economia de Londres) Jenny Peace. O evento objetiva debater a relação entre violência e política na América Latina.

O debate da pesquisadora do Latin America and Caribbean Centre (Centro Latino-americano e Caribenho) da instituição do Reino Unido quer expor os mecanismos de reprodução de violência por meio dos espaços de socialização. Além disso, ela alerta sobre os perigos da “cidadania autoritária” que desconhece os direitos dos outros no estabelecimento da segurança. A palestra de Peace, por meio do PPGS, irá colocar em pauta como a ação social pode efetivar o aumento da sensibilidade em relação à violência, ocasionando uma participação democrática na construção de medidas para acabar com este índice.

O evento conta com a emissão de certificado de quatro horas. Para mais informações entrar em contato por meio do telefone 3214-1350.