Estudantes e docentes comemoram dez anos da pós-graduação do ICBS

Evento destacou a década de sucesso do Dibict na Ufal
Por Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo
12/03/2019 09h27 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Evento comemora os dez anos do Dibict

O Programa de Pós-graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos (Dibict) do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) comemorou os dez anos de existência com um evento realizado nesta segunda-feira (11) no Centro de Interesse Comunitário (CIC/Ufal).

Estudantes e docentes estiveram presentes durante a homenagem ao programa e às pessoas que o compõe, relembrando a brilhante trajetória durante a última década. O vice-reitor José Viera esteve presente e destacou a importância do Dibict para a Ufal e para a sociedade em geral.

“Uma década parece pouco, mas demonstra o exercício e o investimento no sucesso com projetos pensados para a nossa Universidade, com efeitos para além da Ufal. Foi desse projeto que saiu o prêmio do estado Jovem Cientista do ano passado [2018]. Então, dez anos unificando os vários cursos de Ciências Biológicas que nós temos é uma prova do sucesso, do compromisso e da missão que a Universidade, através do ICBS, cumpre junto à sociedade alagoana e brasileira”, disse o vice-reitor.

O estudante José Gilmar Júnior destacou o orgulho de ter sido graduado no ICSBS e participado do mestrado e da primeira turma de doutorado do programa. “Eu tenho acompanhado o empenho com que os professores vêm trabalhando, fundaram o programa e foram agregando cada vez mais o corpo docente, formando uma equipe sólida e junto com nós, discentes, formamos essa instituição que hoje é o Dibict, um programa que vem crescendo e tem muito mais a crescer. Devemos não só comemorar os dez anos, mas comemorar até onde a gente chegou”, relatou.

O sentimento de gratidão é o mesmo do egresso Felipe Augusto. “Enquanto aluno, desde o processo de seleção, a minha perspectiva era que o programa tinha um objetivo: ser uma referência e não apenas mais um programa de pós-graduação da Universidade. Eu fico muito feliz e agradecido”, afirma orgulhoso.

A palestra magna foi ministrada pelo professor Antônio Carlos Marques, da Universidade de São Paulo (USP). O evento contou ainda com a presença das coordenadoras do Dibict, Tamí Mott e Ana Malhado; do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes; da diretora do ICBS, Iracilda Maria; e de Maria Virgínia, coordenadora de pós-graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), que representou a reitora Valéria Correia.