Enactus Ufal realiza conscientização ambiental na orla

EnAction será realizado no dia 30, com concentração na praia de Pajuçara

Por Isabella Lucena – estudante de Jornalismo
- Atualizado em
Arte de divulgação | nothing
Arte de divulgação

Como forma de promover a conscientização ambiental, acontece no último sábado do mês de março (30), o 2° EnAction, uma ação promovida pelos membros do Time Enactus Ufal em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA). O evento pretende reunir pessoas com o objetivo de coletar o lixo da orla marítima de Maceió. A concentração para a atividade começará às 15h na Praça Multieventos, na Pajuçara e seguirá até as proximidades do Alagoinhas.

A primeira edição do EnAction aconteceu no final de 2018, com a participação dos próprios membros da Enactus, como forma de testar o potencial da atividade. Segundo Letícia Agra, membro do grupo, apesar das dificuldades, a primeira ação foi um sucesso e cerca de 170 kg de lixo foram recolhidos. Com esse resultado, o time resolveu repetir a ação e expandir para quem quiser colaborar. A ideia surgiu a partir de pesquisas do time da Ufall, que buscava formas de atingir mais pessoas, fazendo com que a Enactus saísse do campus, chegando perto da população de Maceió, como contam os organizadores.

De acordo com Letícia Agra, o EnAction, além de gerar um impacto ambienta faz com que as pessoas tenham uma real noção da quantidade de lixo que é produzido diariamente. “A ideia é trazer não só a limpeza da praia, mas também a conscientização. A ideia é conscientizar para que um dia a gente não precise mais fazer ações assim”, comenta.

A Enactus Ufal é uma organização não governamental, sem fins lucrativos dedicada a incentivar o empreendedorismo social, a partir do empoderamento de comunidades. É formada por estudantes de vários cursos de graduação da Ufal e presente em mais de 30 países no mundo. O time Enactus Ufal surgiu em 2015, e no momento realiza dois projetos: o Amitis, que desde 2017 proporciona a implantação de hortas hidropônicas, e o Cromo Somos, existente desde 2018, que tem como principal objetivo a capacitação de pessoas com Síndrome de Down para inserção no mercado de trabalho.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no Instagram @enactusufal.