Curso de pedagogia do Campus do Sertão realiza evento sobre TCC

Por Rita Marles - colaboradora
26/03/2019 20h05 - Atualizado em 27/03/2019 às 12h31
Evento superou as expectativas de público. Foto: Rita Marles

Na última quinta-feira (21), o evento Desmistificando o TCC – Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado no Campus do Sertão. A iniciativa, promovida pela Comissão de TCC do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus, procurou debater a problemática da elaboração desses trabalhos com estudantes e docentes. Participaram da mesa-redonda os professores Suzana Libardi, Cristiano Vilela e Giseliane Medeiros Almeida.

Na ocasião, também foi lançada a nova resolução de TCC do curso da Pedagogia (Resolução nº 4 de 2018, disponível aqui: http://www.ufal.edu.br/sertao/graduacao/pedagogia/tcc-3), na qual estão estabelecidas as novas regras, normativas e procedimentos formais do processo de orientação.

De acordo com os organizadores do encontro, a ideia surgiu por meio dos relatos de muitos graduandos sobre as dificuldades finalizar o trabalho e integralizar as exigências acadêmicas para obterem seu diploma.

Nossa intenção foi tratar a tarefa de escrita do TCC de forma simples, e mostrar para os/as estudantes da graduação que o TCC é apenas mais um dos trabalhos que eles fazem ao longo do curso, desconstruindo a ideia frequentemente difundida na graduação de que o TCC é algo excessivamente pesado ou ‘quase impossível’ de ser feito, o que acaba afetando negativamente parte dos/as estudantes nessa experiência de pesquisa e escrita individual da monografia”, afirmou Suzana Libardi, professora do curso de Pedagogia e coordenadora da Comissão.

154 estudantes participaram do evento, superando as expectativas de público e sinalizando que este é, realmente, um tema caro à graduação. Após a conclusão da mesa-redonda, os estudantes foram convidados a se dividirem em grupos para uma conversa mais próxima com os docentes, na qual puderam explicar suas dificuldades e tirar dúvidas sobre o processo de elaboração do TCC.