Corpo Cênico estreia novo espetáculo ‘Obscuricenidades’

Será no Teatro Sala Preta, no Espaço Cultural da Ufal, às 19h, com entrada gratuita
Por Simoneide Araújo - jornalista colaboradora
12/03/2019 09h43 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Arte de divulgação

Obscuricenidades é a nova montagem do Corpo Cênico, equipamento Cultural da Universidade Federal de Alagoas, que estreia no próximo 22 de março, às 19h, no Teatro Sala Preta, no Espaço Cultural da Ufal, na Praça Visconde de Sinimbu. A entrada é gratuita! Esse espetáculo é uma criação colaborativa, realizada por alunos do curso de licenciatura em Dança e participantes do Corpo Cênico.

A montagem está ligada ao projeto Corpo em arte: investigações criativas em dança, coordenado pela professora Kamilla Mesquita. Tem a participação dos alunos intérpretes e criadores do espetáculo Ângela Maria da Silva Santos, Ione Maria da Silva Santos, Angélica Maria Alves, Cássia Keren da Silva Muni, Djamyson Olímpio da Silva, Fagner Rosendo de Souza Silva, Geferson Ramos de Oliveira, Eyssi Luíza Nascimento Santos, Maria do Amparo Alves do Nascimento, Thatiana Alves Machado e Jailton de oliveira Correia.

A orientação da montagem é de Kamilla Mesquita e conta com apoio técnico de Edevaldo Bruno de Ataíde da Silva, Maria José Santos Dias, Wes Lipe, Jessé Batista e Sara Lessa.

O espetáculo Obscuricenidades passeia prioritariamente pela linguagem da dança e surge a partir de inquietações e fascínios sobre o tempo presente. “Mesmo tendo a linguagem da dança, não deixa nunca de borrar os limites entre a dança, o teatro e a performance. Inegavelmente são os corpos dançantes que constroem o espetáculo. Corpos que pensam, questionam e investigam possibilidades por meio do movimento. E é justamente a partir desses pensamentos, questões e investigações, que surge colaborativamente a obra”, relatou o grupo.

Corpo Cênico

O Corpo Cênico é ligado à Coordenação de Assuntos Culturais (CAC) da Pró-reitoria de Extensão e foi criado em 2016 com o intuito de contribuir com a formação artística, pedagógica e técnica continuada de seus integrantes, com a pesquisa, a produção e a difusão anual das artes da cena, envolvendo teatro, dança, circo, arte da performance, entre outras. Esse programa de extensão busca promover a produção anual de obras dramáticas e coreográficas clássicas, como também de experimentos cênicos ligados à tradição ou à pesquisa de novas linguagens na arte da cena.

Integrado aos programas de extensão das licenciaturas em Dança e Teatro, o Corpo Cênico, desde o início de 2018, passou a contemplar dois projetos: Performances político-poéticas, ligado à licenciatura em Teatro, e Corpo em arte: investigações criativas em dança, voltado à licenciatura em Dança.

O quê: espetáculo Obscuricenidades

Quando: 22 de março

Horário: 19h

Onde: Teatro Sala Preta, no Espaço Cultural da Ufal, na Praça Visconde de Sinimbu