Baterista paraibano dará master class no Espaço Cultural da Ufal

Vitor Alves é convidado do NUP para participar do projeto Encontro com os mestres alagoanos da percussão

Por Simoneide Araújo - jornallista colaboradora
- Atualizado em
Arte de divulgação | nothing
Arte de divulgação

No próximo sábado (23), o Núcleo de Percussão da Universidade Federal de Alagoas promove mais uma edição do projeto Encontro com os mestres alagoanos da percussão. Desta vez, o convidado é o paraibano Vitor Alves que vem a Maceió para dar uma master class de bateria, com destaque para bateria no metal pesado e sobre o uso do pedal duplo, sua especialidade. O evento é gratuito e começa às 14h, na sala do NUP, no Espaço Cultural da Ufal, Praça Visconde de Sinimbu.

Vitor é natural de João Pessoa-PB, tem 21 anos de idade e toca bateria há seis anos. “Comecei a me interessar pelo instrumento na igreja que eu frequentava. Na época de escola, montei uma banda em tributo ao Legião Urbana e daí fui a cada dia me interessando pelo rock. Até que me juntei com um amigo de escola e formamos a primeira banda de metal que toquei, a Hardeath”, disse o baterista.

A banda Hardeath acabou, mas Vitor foi tocar na Terrible Force, onde está até hoje. Também foi convidado para integrar o grupo Necrohunter [do qual saiu ano passado] e, depois, fez uma turnê nacional com a banda Escarnium. Foram nove shows em sete estados brasileiros. “Hoje também faço parte da banda Flamenhell e divulgo meu trabalho por meio de workshops, demonstrando técnicas e aplicações que utilizo nas músicas que eu toco”, destacou.

Foram convidados para dar master classes os bateristas Leo Costa, dia 3 de abril, às 11h30, e Maglione Santos, dia 17 de abril, às 11h30, também na sala do NUP. No intervalo entre os dois, sai a bateria e entra o pandeiro. A aula será com Flora Milito, que vem do Rio de Janeiro para falar sobre O pandeiro no choro.

De acordo com o coordenador do NUP, Augusto Moralez, a Ufal traz grandes nomes da percussão popular alagoana e convidados de outros estados para dar master classes gratuitas, falar sobre suas trajetórias, trabalhos artísticos, estéticas musicais e, principalmente, sobre como vivenciam a percussão. Nas edições do próximo semestre, serão convidados mestres zabumbeiros, mestres do Bumba Meu Boi, mestres de Maracatu, entre outros.

O NUP é um equipamento cultural da Ufal, vinculado à Coordenação de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão, que vem promovendo intercâmbios entre a instituição alagoana e artistas nacionais e internacionais, além de universidades brasileiras e estrangeiras. Também tem feito trabalho de criação de grupos, aulas de vários instrumentos de percussão abertas à comunidade, além de projetos que visam trazer a vivência artística aos alunos e participantes das atividades.

O quê: Encontro com os mestres alagoanos - com Vitor Alves
Quando: 23 de março, às 14h
Onde: sala do NUP, no Espaço Cultural da Ufal, na Praça Visconde de Sinimbu, Centro de Maceió