Alunos do ensino médio recebem capacitação sobre Recursos Hídricos

A atividade é realizada há cerca de três anos com o intuito de conscientizar os alunos sobre os cuidados e o reaproveitamento da água
Por Ascom Ufal com informações do Paespe
07/03/2019 13h33 - Atualizado em 07/03/2019 às 13h36
Experimento realizado com a ex-paespeana Maria Letícia

Alunos do Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe) receberam, na última quinta-feira (28), uma capacitação sobre recursos hídricos. Há cerca de três anos essa atividade faz parte do calendário dos estudantes do Programa para mostrar a problemática causada pela falta de cuidados com a água, gerando, assim, a sua escassez.

Tendo em vista que é um tema muito abordado nas avaliações do Enem, a capacitação aborda tópicos como: o consumo consciente, a atual situação dos recursos hídricos do Brasil, permeabilidade urbana e noções básicas de hidrologia. As atividades fazem parte do Projeto Água em Curso (Multiplicadores), aprovado pelo CNPq.

O Paespe permitiu que cada aluno convidasse colegas da escola para participar e o curso foi realizado em dois turnos. Os convidados foram das escolas Judith Paiva e Alfredo Gaspar de Mendonça.

A capacitação foi conduzida por Geiza Correia, aluna da turma 2005 do Programa. A ex-paespeana é engenheira civil, mestra em recursos hídricos e saneamento, e atualmente doutoranda da UFPE. Já o experimento de permeabilidade urbana foi realizado pela ex-paespeana Maria Letícia, discente do curso de Geografia da Ufal e instrutora do Paespe.

Sobre o Programa

O Paespe foi criado em 1993, pelo professor Roberaldo Carvalho de Souza, tendo como berço de suas atividades o Centro de Tecnologia (Ctec) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Sua principal atuação é por meio dos projetos Paespe Júnior, voltado a alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, e o Paespe, destinado aos alunos da 3ª série do Ensino Médio.

O Programa oferta aulas dos conteúdos cobrados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e realiza atividades multidisciplinares como o curso de informática básica, palestras e visitas técnicas, contribuindo para a inserção destes alunos em Instituições de Ensino Superior (IES). Também faz parte do Programa, o curso de informática básica para jovens e adultos. O Programa atende anualmente cerca de 200 alunos oriundos da rede pública de ensino. O objetivo é buscar, por meio da formação multidisciplinar e cidadã, a transformação e ascensão social de jovens em vulnerabilidade socioeconômica.

Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas no site  ou pelo e-mail paespe.ctec@gmail.com e o telefone 3214-1866.