Relançamento de livro sobre autismo acontecerá amanhã no HU

Profissionais do Hospital contribuíram com pesquisa francesa; evento acontecerá amanhã (27), às 10h
Por Klebson Candido - estagiário de relações públicas
26/02/2019 17h46 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) recebe, nesta quarta-feira (27), às 10h, o relançamento do livro Autismo: perspectivas atuais de detecção e intervenção clínica. O título é resultado das pesquisas sobre o espectro autista e distúrbios de comunicação, do Programme Recherche Evaluation Autisme, da Association Preaut, na França.

As enfermeiras do Hupaa Terezinha Barbosa da Silva e Ivete Fidélis Tenório juntamente a neurologista Terezinha Rocha de Almeida, coordenadora nacional do Preaut e médica do HU, contribuíram, a partir de suas pesquisas na área, com o capítulo Um estudo qualiquantitativo dos fatores de risco ambientais, sob um olhar transdisciplinar em bebês com TEA [Transtorno do Espectro de Autismo] e sinais de risco psíquico.

Ainda no dia 27, às 9h, antes do relançamento do livro, o público poderá conferir a palestra Diagnóstico diferencial do TEA e as escolhas farmacológicas adequadas, com a coordenadora da pesquisa no Brasil, Terezinha Almeida.

A pesquisa

No Brasil, a pesquisa Preaut foi iniciada em 2005, a partir do desenvolvimento de programas associados a países como a Inglaterra e Argentina. Em território nacional, a pesquisa multicêntrica é realizada em hospitais e unidades de saúde de Maceió, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Alagoinhas, Fortaleza, Recife, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Santa Maria e Caxias do Sul.

De acordo com a coordenação nacional da pesquisa, o objetivo é “atuar na capacitação de profissionais para detectar sinais de alteração de comunicação e problemas de interação em crianças de 0 a 2 anos, capacitar profissionais para intervir precocemente diante de sinais de risco, além de desenvolver pesquisas clínicas”.

A equipe da pesquisa em Alagoas já participou de publicações em livros e periódicos científicos nacionais e internacionais em Paris, Lisboa e Evóra e desenvolve ações na área de extensão como o Ciclo de palestras Preaut: estudos sobre Autismo, em parceria com as edições Paulinas, na primeira sexta-feira de cada mês e reuniões científicas para discussões de casos clínicos.