Publicado edital para reconhecimento de títulos estrangeiros

Os interessados já podem agendar a conferência da documentação
Por Vitória Magalhães - estudante de Jornalismo
22/02/2019 09h35 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Solicitação de reconhecimento de diplomas estrangeiros pode ser feita a partir do dia 25. Imagem: Pixabay

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), junto à Coordenação de Pós-graduação (CPG), publicou o edital com os procedimentos para a solicitação de reconhecimento de títulos obtidos no exterior. O objetivo é contemplar diplomas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em diversos programas. O período para recebimento dos requerimentos é de 25 de fevereiro a 21 de agosto.

O edital também contempla o Programa de Pós-graduação em Educação que voltou a receber processos após um período de suspensão.

Agendamento

Para realizar a entrega dos documentos, é necessário fazer um agendamento no site que disponibiliza datas e horários de acordo com o programa ou tipo de usuário: Educação, Outros Programas e Servidores da Ufal.

Após a realização do agendamento online, é necessário comparecer na data e no horário escolhidos pelo usuário. Caso o requerente não possa comparecer no dia agendado, deve comunicar o cancelamento 72h antes e realizar nova reserva pelo site.

Com o agendamento feito e documentação entregue, o solicitante receberá um número de protocolo para acompanhar a movimentação do processo pelo Sipac.

Títulos estrangeiros

Atualmente, para que tenham validade em território nacional, os diplomas de mestrado e doutorado precisam ser reconhecidos por universidade brasileira onde há cursos recomendados pela Capes. A instituição também precisa ter um curso reconhecido no mesmo nível ou área equivalente.

O edital atende à Resolução nº 03/2016 do Conselho Nacional de Educação, na Portaria Normativa 22/2016 do Ministério da Educação, e à Resolução nº 18/2017 do Consuni/Ufal.