Prorrogada vigência do atual Plano de Desenvolvimento Institucional

Novo documento do PDI está sendo preparado de forma democrática; consulta de resultados está disponível
Por Lenilda Luna - jornalista
13/02/2019 07h40 - Atualizado em 13/02/2019 às 09h08
Novo PDI vai convocar participação em fóruns temáticos

Novo PDI vai convocar participação em fóruns temáticos

A proposta de prorrogação do prazo de vigência do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) foi debatida no Consuni na primeira reunião do ano, na última segunda-feira (11). O PDI está sendo desenvolvido de forma participativa, com consulta às comunidades interna e externa da Ufal. 

“Já fizemos a etapa de consulta pública para validação dos objetivos estratégicos. Também realizamos debates nas unidades acadêmicas. As comissões consolidaram um documento e estamos na fase de finalização e preparação dos fóruns de consulta para o plano de ação. Vamos culminar esse processo com audiência pública e aprovação no Consuni”, explicou a reitora Valéria Correia. 

O pró-reitor de Gestão Institucional, Flávio Domingos, expôs os motivos pelos quais foi solicitada mais uma vez a prorrogação do prazo. “Estamos trabalhando bastante para finalizar esse processo de planejamento para os próximos cinco anos da Universidade e acreditávamos que já estaríamos na sistematização final. Mas, durante a fase de consulta pública, recebemos mais de duas mil respostas, com muitos estudantes, técnicos, docentes e da comunidade externa, então tivemos que analisar cada uma dessas participações individuais e das unidades acadêmicas. Vamos apresentar um relatório e convocar para os fóruns temáticos”, esclareceu o pró-reitor. 

Depois de intenso debate sobre as questões legais e da metodologia desenvolvida para garantir uma participação mais ampla da comunidade no PDI, foi prorrogado até o final de maio a vigência do atual Plano e o prazo para a finalização do processo de sistematização do novo documento. 

Os primeiros resultados da consulta pública já estão disponíveis online. Os dados sobre questões individuais e coletivas foram coletados por meio do site entre os dias 9 de julho e 17 de agosto de 2018. Para conferir, acesse aqui.

Saiba mais sobre o PDI