Projeto convoca voluntários para extração de terceiros molares

O trabalho visa observar o efeito da própolis vermelha no tecido dentário
Por Pedro Ivon - estagiário de Jornalismo
07/02/2019 08h35 - Atualizado em 06/02/2019 às 12h22
context/imageCaption

Voluntários passarão por triagem para avaliar se atendem aos requisitos do projeto

O Ensaio Clínico executado pelo mestrado em Ciências Farmacêuticas da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) da Ufal e, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, está recrutando voluntários que necessitem de tratamento cirúrgico para a remoção dos terceiros molares. A pesquisa é realizada com o objetivo de testar um material odontológico à base de própolis vermelha.

Coordenado pela professora Isabel Porto e executado pela mestranda Lilian Silva, o projeto consiste em aplicar o material teste no dente que será extraído. A finalidade do uso da própolis é a avaliação de sua interferência nos tecidos dentários para saber se, por exemplo, houve menor inflamação ou se a resposta de defesa tecidual foi superior comparada ao grupo controle.

A remoção do dente é feita por um cirurgião bucomaxilofacial que atua como colaborador no projeto. Os voluntários do Ensaio Clínico não terão custos com medicamentos ou deslocamento, que serão providenciados pela mestranda responsável pela pesquisa.

Os interessados devem entrar em contato com a mestranda responsável pela execução do projeto por meio do telefone (82) 98821-6283. Com a consulta marcada, haverá uma triagem, para saber se o paciente se enquadra em todos os critérios de inclusão da pesquisa. Lilian também é responsável por passar as informações ao paciente, que poderá realizar a marcação após o curativo ter sido feito.

Os selecionados para o procedimento também serão levados em suas residências após a extração.