NUP lança projeto Encontro com os mestres alagoanos da percussão

Mestres vão apresentar um pouco do seu trabalho em palestras gratuitas
Por Simoneide Araújo - jornalista colaboradora
20/02/2019 18h51 - Atualizado em 21/02/2019 às 07h52

Grandes nomes da arte percussiva vão dividir suas experiências e técnicas com estudantes dos cursos técnico e de graduação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), bem como com percussionistas e bateristas de Maceió. Essa é a proposta do novo projeto de extensão Encontro com os mestres alagoanos, do Núcleo de Percussão (NUP) da Ufal, que, nesse primeiro semestre, vai movimentar o Espaço Cultural com a presença de convidados especiais. Os bateristas Marcius Campello, Vitor Alves, Leo Costa e Maglione Santos vão ministrar masterclasses gratuitas.

O primeiro será Marcius Campello, no próximo dia 26, às 11h. Victor Alves será dia 23 de março, às 14h, Leo Costa, dia 3 de abril, às 11h, e, por último, Maglione Santos, em 17 de abril, às 11h. Todos esses encontros serão na sala do NUP, no Espaço Cultural da Ufal, da Praça Visconde de Sinimbu. “Vamos trazer para Ufal grandes nomes da percussão popular alagoana, que darão masterclasses gratuitas, falarão de suas trajetórias, trabalhos artísticos, estéticas musicais e, principalmente, sobre como vivenciam a percussão”, destacou Augusto Moralez, professor da Escola Técnica de Artes e coordenador do NUP, equipamento cultural da Ufal, vinculado à Coordenação de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão.

O Encontro com os mestres alagoanos é voltado à comunidade universitária e aos amantes da música. “Nosso intuito é divulgar e valorizar as artes percussivas do Estado de Alagoas, trazendo convidados mensais que apresentarão seus fazeres e técnicas em palestras gratuitas. Serão convidados mestres zabumbeiros, mestres do Bumba Meu Boi, bateristas, percussionistas, mestres de Maracatú, entre outros. Vamos trazer para a Universidade grandes nomes da percussão de nosso Estado”, completou Moralez.

Segundo o coordenador do NUP, o que ele pretende com esse projeto é mostrar a trajetória de percussão dos mestres populares alagoanos. “Queremos dividir com a comunidade universitária o que esses mestres vivenciam diariamente, encurtando a distância entre o saber popular e o estudo formal em nossa Universidade. Começando com quatro grandes nomes da bateria [Marcius Campello, Victor Alves, Leo Costa e Maglione Santos], que possuem uma longa tradição neste instrumento, exportando nomes como Carlos Bala e Carlos Ezequiel”, reforçou.

Intercâmbio de artistas

O NUP foi fundado em 2012 como Núcleo Temático de Percussão Erudita e Popular da Ufal e, hoje, é um dos equipamentos culturais da instituição. Criado com o intuito de promover e difundir as artes percussivas de todas as vertentes na Universidade, tem realizado, desde 2016, um extenso trabalho de criação de grupos, aulas dos mais diversos instrumentos de percussão, abertas à comunidade, além de projetos que visam trazer a vivência artística aos alunos e participantes das atividades.

De acordo com Moralez,o NUP também tem promovido intercâmbios entre a Ufal e artistas nacionais e internacionais, universidades brasileiras e estrangeiras. “Fazemos isso por meio de uma série constante de palestras, oficinas e concertos gratuitos”, disse.

Esse equipamento cultural promove, ainda, diversos projetos e ações de extensão, dos quais destacam-se o Grupo de Percussão da Escola Técnica de Artes da Ufal (Percufal), que se dedica à criação e à promoção de repertório inédito para percussão, tendo se apresentado em diversos eventos internacionais no Nordeste brasileiro. O NUP também realiza, anualmente, o Percufal - Encontro Internacional de Percussão da Escola Técnica de Artes, evento que reúne grandes nomes internacionais da percussão, além de professores de outras universidades, artistas de diversas regiões do Brasil e talentos da percussão alagoana, colocando a Ufal no circuito internacional da percussão.

O quê: Encontro com os mestres alagoanos

Quando: 26 de fevereiro, 23 de março, 3 e 17 de abril

Onde: sala do NUP, no Espaço Cultural da Ufal, na Praça Visconde de Sinimbu, Centro de Maceió