Núcleo de Percussão abre 35 vagas em cursos de extensão gratuitos

Por Simoneide Araújo - jornalista colaboradora
04/02/2019 09h58 - Atualizado em 04/02/2019 às 13h28
Arte de divulgação

Quem quiser aprender a tocar pandeiro, bateria, atabaques, congas e rudimentos de caixa pode aproveitar a chance, porque o Núcleo de Percussão (NUP) da Universidade Federal de Alagoas está oferecendo cinco cursos de extensão gratuitos. São 35 vagas destinadas a jovens que já concluíram o ensino médio ou estão cursando o último ano.

Os interessados devem ir ao Espaço Cultural da Ufal, na Praça Visconde de Sinimbu, no próximo dia 11 de fevereiro, meia hora antes do início da primeira aula, marcada para 13h30, para fazer inscrição e participar da seleção. As atividades serão ministradas por Augusto Moralez, coordenador do NUP e professor de Percussão da Escola Técnica de Artes (ETA); Élisson Xuxa; Manu Preta e Maglione Santos.

Segundo Moralez, as aulas começam vão até o mês de abril, fim do semestre letivo.  Às segundas-feiras acontecem o curso de pandeiro, às 13h30 e, logo em seguida, às 14h30, o de rudimentos de caixa. Nesse caso, o candidato deve ter como material obrigatório baquetas de caixa e um pad [borracha] de estudos.

O curso de bateria terá duas turmas, umas às terças-feiras, das 10h às 11h, e outra às quartas-feiras, das 9h30 às 10h30. O de congas e atabaques será às quintas, de 11h ao meio-dia. O de Zabumba será com o professor Anderson Melo, às sextas-feiras, a partir de 15 de fevereiro, das 10h às 11h.

O que é o NUP

O Núcleo de Percussão foi criado em 2012 e contribui para promover e difundir as artes percussivas na Ufal. De acordo com Moralez, há quase três anos, realiza um extenso trabalho de criação de grupos, além de aulas de vários instrumentos abertas à comunidade. São projetos de extensão que buscam fazer com que os alunos inscritos nos cursos tenham vivência artística.

O NUP é um programa de extensão que tem como projetos o Percufal, grupo de percussão da ETA, e o Repertório Brasileiro para Vibrafones.

SERVIÇO

O quê: cursos de extensão - pandeiro, rudimentos para caixa, bateria, atabaques e congas, e zabumba
Quando: inscrições e aulas começam dia 11 de fevereiro e vão até o fim do semestre letivo
Onde: Sala do NUP, no Espaço Cultural na Praça Visconde de Sinimbu, Centro de Maceió