Grupo Abí Axé vai desfilar em Delmiro no sábado de Carnaval

Por Simoneide Araújo - jornallista colaboradora
27/02/2019 10h25 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Arte de divulgação

O tão esperado desfile do Abí Axé Egbé no Carnaval de Delmiro Gouveia está chegando. O que já é tradição na cidade vai ficar ainda melhor. Quem gosta da festa de Momo não pode perder o grande cortejo do grupo, que acontece no próximo sábado, dia 2 de março, a partir das 16h, saindo da praça central do município. Mas antes, tem esquenta dos tambores e atabaques nesta quinta-feira (28), às 19h. É o ensaio aberto e toda população delmirense está convidada.

Mantendo a tradição na cidade, o grupo levará para as ruas de Delmiro 50 integrantes, que vão animar a folia e interagir com a população. O Abí Axé é um equipamento cultural da Universidade Federal de Alagoas, instalado no Campus do Sertão, há cinco anos, e vinculado à Coordenadoria de Assuntos Culturais (CAC) da Pró-reitoria de Extensão.

O grupo é coordenado pelo professor Gustavo Gomes e já se tornou filho ilustre nos festejos de Momo no Sertão alagoano. “Este ano, além do nosso desfile, que é tão aguardado pela comunidade, teremos o encerramento da festa com a participação do bloco Cordel, também de Delmiro Gouveia. Nosso desfile é bastante esperado, por isso, gostaríamos de convidar todo mundo para participar da grande festa, principalmente aquelas pessoas que acompanham o nosso trabalho, que ficam na expectativa, interagindo pelas redes sociais”, reforçou Gustavo.

Cortejo em Maceió

Só que o Abí Axé não faz só a alegria do carnaval delmirense. Este ano, veio para Maceió a convite do afoxé mais antigo de Alagoas, o Odô Iyá. “Fomos convidados para participar do cortejo afro do Odô Iyá, na última sexta-feira [dia 22 de fevereiro], na abertura do Carnaval, na Praia da Avenida. Nos unimos a vários afoxés, que têm a militância e o trabalho já reconhecidos no Estado, para formar a parte afro no cortejo de carnaval, para valorizar a cultura, a identidade e a beleza negra”, contou Gustavo.

O coordenador disse, ainda, que o cortejo também colocou na avenida as pautas políticas da negritude, a militância e o ativismo negro. “Temos, enquanto equipamento cultural da Ufal, uma trajetória que mostra, ao longo dos últimos cinco anos, a atuação no Sertão alagoano, nas escolas públicas, nas instituições de ensino, lutando contra o racismo e a intolerância religiosa”, afirmou, acrescentando que todo esse movimento do Abí Axé o credenciou para receber o convite para participar do cortejo na capital. “Foi um momento de festa, mas, também, de luta política. Estamos muito felizes por esse reconhecimento social”, destacou.

O grupo de extensão viajou de Delmiro Gouveia para Maceió com apoio da Ufal, que cedeu o ônibus da instituição para a atividade.

O quê: Desfile do Grupo Abí Axé Egbé

Quando: dia 2 de março, sábado de carnaval (ensaio aberto dia 28 de fevereiro, às 19h)

Horário: concentração do desfile a partir da 16h

Local: saindo da praça central de Delmiro Gouveia [em frente à agência do Banco do Brasil]