Gestão se reúne para acompanhar obra do Eixo Saúde em Arapiraca

Pendências serão concluídas com supervisão da Sinfra
Por Ascom Ufal
27/02/2019 11h24 - Atualizado em 27/02/2019 às 14h14
Visita ao prédio do Eixo Saúde em Arapiraca, no último dia 22

Em reunião realizada na última sexta feira (22), no prédio onde será o Eixo Saúde, em Arapiraca, a Gestão da Ufal esteve com a direção do campus, professores e estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem para verificar as pendências da obra. Participaram também o superintendente de Infraestrutura, Dilson Batista, o representante da Empresa Cony Engenharia, o engenheiro Diogo Ferraz, o diretor Acadêmico do Campus Arapiraca, Arnaldo Tenório, a coordenadora do curso de Medicina, professora Francine Mendonça, a representante docente do curso de Enfermagem, Luciana Xavier, além da representação estudantil.

Na visita à obra, o vice-reitor deixou clara a importância do acompanhamento das pendências, por parte da Superintendência de Infraestrutura, por meio do engenheiro responsável, Diogo Ferraz, para finalização da obra, junto à empresa Cony Engenharia.

De acordo com a Sinfra, a obra encontra-se 90% concluída, as principais dificuldades para efetuar o recebimento provisório do prédio dizem respeito, principalmente, às finalizações da estação de tratamento de esgoto, e das instalações elétricas; a ligação da água na rede concessionária local (Casal) e a execução do projeto de gás GLP, climatização e exaustão.

“Trata-se de uma obra de alta complexidade, pois cada laboratório tem suas especificidades. Como é uma obra voltada para a área da saúde, dedicamos todos os cuidados necessários quanto à segurança, proteção contra incêndio e pânico, além de planejarmos a acessibilidade com parâmetros semelhantes aos de um hospital”, enfatizou Diogo Ferraz.

A fiscalização está aguardando a finalização dos serviços, e a entrega da documentação junto à prefeitura para a emissão de licenciamento de operação e alvarás de funcionamento.

A coordenadora do curso de Medicina comentou sobre os esclarecimentos obtidos na reunião. “O foco foi a necessidade urgente de utilização do prédio por parte dos cursos da área de saúde já no próximo período letivo, uma vez que houve a ampliação das vagas. A expectativa dos professores e alunos é a melhor possível, pois com a entrega e a possibilidade de plena utilização do prédio, poderemos ofertar aos nossos alunos uma melhor experiência prática e será, sem dúvida, uma importante oportunidade”, destacou Francine Mendonça.

Terreno para a Ufal

José Vieira ressaltou, ainda, a importância do empenho da direção do Campus Arapiraca, além de professores e alunos dos cursos da área da saúde, na articulação com a Prefeitura para a oficialização da cessão do terreno onde está sendo construído o complexo.

A pró-reitora de Graduação, Sandra Paz, esclareceu que, em virtude da assinatura de um convênio de estágio entre a Ufal e a Prefeitura de Arapiraca, o prefeito Rogério Teófilo, reforçou o compromisso de dar andamento ao processo de cessão oficial à Ufal, do terreno localizado próximo ao campus, após o período carnavalesco. “O prefeito se mostrou extremamente acessível e demonstrou publicamente o desejo de continuar auxiliando na expansão da Ufal”, comentou Sandra.