Gestão se reúne para acompanhar obra do Eixo Saúde em Arapiraca

Pendências serão concluídas com supervisão da Sinfra
Por Ascom Ufal
27/02/2019 11h24 - Atualizado em 27/02/2019 às 14h14
Visita ao prédio do Eixo Saúde em Arapiraca, no último dia 22

Visita ao prédio do Eixo Saúde em Arapiraca, no último dia 22

Em reunião realizada na última sexta feira (22), no prédio onde será o Eixo Saúde, em Arapiraca, a Gestão da Ufal esteve com a direção do campus, professores e estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem para verificar as pendências da obra. Participaram também o superintendente de Infraestrutura, Dilson Batista, o representante da Empresa Cony Engenharia, o engenheiro Diogo Ferraz, o diretor Acadêmico do Campus Arapiraca, Arnaldo Tenório, a coordenadora do curso de Medicina, professora Francine Mendonça, a representante docente do curso de Enfermagem, Luciana Xavier, além da representação estudantil.

Na visita à obra, o vice-reitor deixou clara a importância do acompanhamento das pendências, por parte da Superintendência de Infraestrutura, por meio do engenheiro responsável, Diogo Ferraz, para finalização da obra, junto à empresa Cony Engenharia.

De acordo com a Sinfra, a obra encontra-se 90% concluída, as principais dificuldades para efetuar o recebimento provisório do prédio dizem respeito, principalmente, às finalizações da estação de tratamento de esgoto, e das instalações elétricas; a ligação da água na rede concessionária local (Casal) e a execução do projeto de gás GLP, climatização e exaustão.

“Trata-se de uma obra de alta complexidade, pois cada laboratório tem suas especificidades. Como é uma obra voltada para a área da saúde, dedicamos todos os cuidados necessários quanto à segurança, proteção contra incêndio e pânico, além de planejarmos a acessibilidade com parâmetros semelhantes aos de um hospital”, enfatizou Diogo Ferraz.

A fiscalização está aguardando a finalização dos serviços, e a entrega da documentação junto à prefeitura para a emissão de licenciamento de operação e alvarás de funcionamento. 

A coordenadora do curso de Medicina comentou sobre os esclarecimentos obtidos na reunião. “O foco foi a necessidade urgente de utilização do prédio por parte dos cursos da área de saúde já no próximo período letivo, uma vez que houve a ampliação das vagas. A expectativa dos professores e alunos é a melhor possível, pois com a entrega e a possibilidade de plena utilização do prédio, poderemos ofertar aos nossos alunos uma melhor experiência prática e será, sem dúvida, uma importante oportunidade”, destacou Francine Mendonça.

Terreno para a Ufal

José Vieira ressaltou, ainda, a importância do empenho da direção do Campus Arapiraca, além de professores e alunos dos cursos da área da saúde, na articulação com a Prefeitura para a oficialização da cessão do terreno onde está sendo construído o complexo.

A pró-reitora de Graduação, Sandra Paz, esclareceu que, em virtude da assinatura de um convênio de estágio entre a Ufal e a Prefeitura de Arapiraca, o prefeito Rogério Teófilo, reforçou o compromisso de dar andamento ao processo de cessão oficial à Ufal, do terreno localizado próximo ao campus, após o período carnavalesco. “O prefeito se mostrou extremamente acessível e demonstrou publicamente o desejo de continuar auxiliando na expansão da Ufal”, comentou Sandra.