Dia de Darwin leva atividades recreativas aos visitantes do MHN

Evento realizado pelo Grupo de Estudos sobre Evolução Biológica encerrou no último sábado (9)
Por Graziela França e Gabriela Vieira – jornalista colaboradora e estudante de Jornalismo
11/02/2019 11h00 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Programação atraiu público infantil ao MHN

Um dia de diversão e conhecimento levou visitantes ao Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no último sábado (9). As diversas atividades recreativas encerraram o Dia de Darwin, evento promovido pelo Grupo de Estudos sobre Evolução Biológica (Geseb).

A professora Cristina Viana foi uma das visitantes do evento. Ela e sua filha já conheciam o MHN, mas a temática despertou o interesse em realizar uma nova visita. “Estou achando muito interessante. Já trouxe minha filha no Fim de Semana no Museu e hoje aproveitei que era do Darwin e resolvi trazer novamente. Eu achei bom que teve atividade para os pesquisadores na quinta e sexta, deixando pras crianças [no sábado] essa parte de, desde cedo, já mostrar de uma forma mais lúdica e colocar conceitos”, comentou.

Para a estudante de Biologia e uma das organizadoras do evento, Júlia Dantas, espaços como o MHN são muito importantes para trazer o conhecimento por meio de brincadeiras, tornando a aprendizagem mais simples.

“Eu penso que o museu é um espaço muito importante, principalmente para o público infantil, pra criar um fascínio pelas ciências em geral, não só a Biologia. No nosso caso, como é Museu de História Natural, a gente puxa mais pra Biologia, Geografia, Geologia e História”, destacou a universitária que também é estagiária do MHN.

A bióloga Gabriela Kuwai participou da organização do evento e avaliou os outros dois dias de atividades, que aconteceram na quinta (7) e sexta (8). “O evento foi muito proveitoso. No primeiro [dia], a gente contou com o professor Sávio Torres, da Universidade da Paraíba, então a gente aproveitou muito bem, ele deu duas palestras e foi ótimo. No segundo, foi o dia do Ignite, um workshop de divulgação científica voltado pra evolução biológica. Já hoje [sábado], as crianças estavam adorando as brincadeiras”, relatou.

De acordo com o diretor do MHN, professor Jorge Luiz Lopes, a interação com o Geseb e outros grupos desta natureza são muito importantes e as atividades são acolhidas, visando ofertar uma programação rica em conhecimento e lazer ao público.

“Essa interação com organizações que pensam em ciência, que fazem ciência e que buscam levar a ciência para o grande público é realmente de vital importância, que é inclusive um dos papéis do museu. Então, se ele tem esse papel, recebe de bom grado instituições que também têm essa finalidade e o Geseb que já vem dando certo há bons anos”, comentou.

Fim de Semana no Museu retorna em março

O evento já foi um aquecimento para o retorno das atividades de um dos eventos mais esperados do MHN: O Fim de Semana no Museu. Com atividades na área de Paleontologia e Geologia, em março, crianças e adultos poderão se divertir e aprender. A data e a programação completa serão divulgadas em breve.