Consuni debate mudanças no Estatuto e Regimento Geral

Relatório com propostas será apreciado e votado até o mês de abril
Por Diana Monteiro - jornalista
26/02/2019 10h16 - Atualizado em 26/02/2019 às 15h17
Relatório do GT Estatuto foi apresentado ao Consuni. Fotos: Thiago Prado

O primeiro debate para atualização do Estatuto e adaptação do Regimento Geral da Universidade Federal de Alagoas ocorreu na sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), realizada na última segunda-feira (25). Ficou definido que a continuidade da discussão obedecerá a um cronograma com conclusão até o mês de abril com apreciação e votação do documento.

A sessão extraordinária, bastante concorrida e presidida pela reitora Valéria Correia, transcorreu por mais de três horas. O debate foi pautado no Relatório Conclusivo do Grupo de Trabalho (GT) responsável pela elaboração do documento que teve a coordenação do vice-reitor, José Vieira. Na oportunidade, ele parabenizou o grupo pela tarefa realizada e destacou a importância do aprofundamento das discussões para as mudanças necessárias e adequadas.

O documento, apresentado na sessão pelo secretário dos conselhos superiores da Ufal, Rômullo Rogério Santos define diretrizes como: incorporar ao modelo institucional da Ufal os campi fora de sede e as respectivas unidades educacionais, a Escola Técnica de Artes (ETA) e a Coordenadoria de Educação a Distância (Cied).

São também diretrizes sugeridas pelo Grupo de Trabalho considerar como membros natos do Consuni os representantes das direções dos campi fora de sede e os pró-reitores, além de transformar a atual Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) numa sétima pró-reitoria, a ser denominada Proinfra.

Vencida a etapa de apreciação e votação no Consuni da Ufal, o que deverá ocorrer até o mês de abril, para a efetiva vigência e eficácia legal das reformulações do Estatuto, será necessário passar pela submissão, análise e apreciação minuciosa do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) para posterior homologação e publicação no Diário Oficial da União (DOU).