Consuni aprova importantes projetos para Biotério e HU

Também foi aprovado curso de especialização em Saúde da Família pelo Una – SUS
Por Lenilda Luna - jornalista
12/02/2019 13h36 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Banco de transplante de microbiótica aprovado por unanimidade

Banco de transplante de microbiótica aprovado por unanimidade

Na primeira sessão ordinária de 2019 do Conselho Universitário ( Consuni), a reitora Valéria Correia abriu os trabalhos informando sobre a campanha promovida pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes), em defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade e para todos. “Um vídeo foi lançado por todas as universidades na sexta-feira passada [dia 8], destacando o impacto positivo na sociedade e na localidade onde se encontra”, informou. 

Como primeiro ponto de pauta, Elisangela Maia, coordenadora do Biotério Central, apresentou resolução de cooperação técnica com o Cesmac, aprovada ad referendum. O Biotério passou a funcionar em 1990, com o objetivo de dar apoio técnico às pesquisas de diversos campos na área de Ciências Biológicas e da Saúde. “Essa cooperação visa tornar o Biotério um centro regional de referência e estudos na produção de biomodelos, como apoio para as pesquisas realizadas pelas duas instituições”, esclareceu a gestora. A resolução foi homologada com apenas uma abstenção. 

Primeiro laboratório de transplante de Microbiótica Intestinal do nordeste 

Também foi homologado o projeto para implantação de um Banco de Dados de Microbiótica Intestinal, garantido por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED), solicitado pelo gerente do Hospital Universitário, o médico e professor Manoel Álvaro. “Será o primeiro laboratório do nordeste a realizar o transplante microbiótico intestinal. No Brasil, não tem nenhum laboratório com essas características específicas. Esse laboratório é voltado para o SUS e vai ser de grande importância para pacientes que precisam equilibrar a flora intestinal para o tratamento de algumas doenças, diminuindo inclusive o uso indiscriminado de antibióticos”, explicou o pesquisador. 

A reitora Valéria Correia destacou a importância das pesquisas coordenadas pelo professor Manoel Álvaro no Hospital Universitário. “O professor é responsável não só pela implantação desse novo laboratório, mas é também o gerente de Atenção à Saúde no HU, é um competente cirurgião e, também, um dos pesquisadores da equipe que desenvolveu uma pomada de barbatimão para o tratamento e cura de doenças causadas pelo vírus HPV. Além disso, várias iniciativas da equipe tornaram o HU mais humanizado e mais bem equipado. Estão todos de parabéns pelo trabalho realizado”, declarou a reitora. O projeto foi aprovado por unanimidade. 

Una-SUS 

A professora Célia Rosendo, da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) apresentou a minuto de contratação da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) para a realização do curso de especialização em Gestão do Cuidado da Saúde da Família. “Esta é uma ação importante para o fortalecimento e qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta foi submetida ao Ministério da Saúde em julho do ano passado e a aprovação foi comunicada em dezembro, com a liberação de R$ 500 mil. Serão ofertadas 250 vagas para trabalhadores da área de Saúde da Família, por meio da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Una-SUS)”, relatou a professora.