Cineclube exibe documentário que faz parte de trilogia do corpo

Após exibição terá debate sobre culturas da periferia
Por Ascom Ufal
14/02/2019 10h30
Arte de divulgação

O Cineclube Papa-Sururu com o apoio da produtora Osmose, exibe na próxima sexta-feira (15) no auditório do bloco de Comunicação da Ufal, o documentário A batalha do passinho. A sessão, que terá início às 15h, discutirá o fenômeno do passinho, as culturas da periferia e do digital e o funk. Após o filme, inédito em Alagoas, haverá um debate entre os presentes conduzidos pela professora Raquel do Monte.

A batalha do passinho é um documentário dirigido pelo cineasta carioca Emílio Domingos. Ele faz parte de uma trilogia do corpo, realizada por Emílio, que conta com os filmes Favela é moda (2018) e Deixa na régua (2016). O filme de 2012 circulou em festivais, teve uma boa recepção da crítica e foi vencedor da Mostra Novos Rumos, do Festival do Rio (2012). Apesar disso, teve uma rápida temporada nas salas de cinema.

A partir de uma competição de passinho, dança improvisada que mistura elementos da cultura funk, o filme faz uma etnografia da cultura de jovens moradores das comunidades periféricas do Rio de Janeiro apresentando seus personagens e as formas de circulação das danças. Outro aspecto é o mapeamento da cena a partir da cultura digital.

O cineclube Papa Sururu é formado por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas e coordenado pela professora Raquel do Monte. Periodicamente exibe documentários com o intuito de formar o olhar dos frequentadores para questões ligadas à linguagem cinematográfica.

O quê: Cineclube Papa-Sururu – A batalha do passinho

Quando: Sexta-feira, dia 15 de fevereiro, às 15h.

Onde: Auditório do COS