Bloco Filhinhos da Mamãe comemora 36 carnavais

Programação com apoio da Proex/Ufal terá diversas atrações
Por Anna Sales – estudante de Jornalismo
12/02/2019 10h17 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Arte de divulgação

Arte de divulgação

O consagrado bloco carnavalesco Filhinhos da mamãe prepara-se para mais uma edição. Neste ano, o bloco sairá sozinho pelas ruas de Jaraguá no dia 16 de fevereiro e no dia 22 acontece o tradicional baile de carnaval dos Filhinhos da mamãe. A homenagem desta edição vai para o artista visual, ator, cenógrafo e diretor de cinema Beto Leão e o tema é O Filhinhos da Mamãe já navega e navegou do alto mar pro horizonte!  E neste passo de frevo, daqui pra’ li sem parar já chegou de lá pra cá trazendo Beto Leão com arlequins coloridos para homenagear!

A programação está convidativa e começa com a exposição Filhinhos da Mamãe vai à casa do patrimônio, no Iphan, em Jaraguá, onde até o dia 15 de fevereiro, fãs e admiradores vão poder ver um pouco da história do bloco. Seguindo as comemorações e com a proposta de incentivar e fortalecer o carnaval de rua, o desfile vai arrastar seus filhinhos pelas ruas do histórico bairro no dia 16, a partir das 22h. O bloco sai da sede do Iphan, passando pela Praça Dois Leões, Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, Rua Sá e Albuquerque, Associação Comercial, Praça Marcílio Dias e Avenida da Paz até o Museu Théo Brandão, tudo isso ao som de muito frevo com a Orquestra de Penedo e Maracatu com o Baque Alagoano.

Acha que acabou? Ainda não. A folia só termina na sexta-feira, 22 de fevereiro, com o baile carnavalesco, no pátio do Museu Théo Brandão, com animação, brincadeiras e fantasias, a partir das 20h. Além de muito frevo, também haverá concurso de Fantasias Folião Pedro Tarzã, Papel no varal erótico, entrega do Prêmio Maracá de Lata e da Comenda Carnavalesca Confete de Cetim e Meia noite de luzes e papoucos. A festa está garantida com apresentação do Maracatu e do Boi Lacrau, Balé Folclórico de Alagoas - Grupo Transart e a Orquestra de Frevo Santa Cecília.

O bloco Filhinhos da Mamãe foi fundado em 1983 por artistas da Associação Teatral das Alagoas (ATA) e da Cia Teatral Comédia Alagoense. Os fundadores inspiraram-se no espetáculo teatral Estrela Radiosa. O festejo conta com apoio cultural da Pró-reitoria de extensão da Ufal por meio do Museu Théo Brandão.

Confira a programação completa nos anexos