Alunos da rede pública de ensino conquistam vagas na Ufal

Quase metade dos participantes do Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado conseguiram entrar pelo Sisu
Por Ascom Ufal com informações do Paespe
18/02/2019 09h13 - Atualizado em 18/02/2019 às 09h17
Taxa de aprovação dos alunos do Paespe supera os 50% ao longo dos anos

A turma Paespe 2018 teve 54 participantes que frequentaram as atividades do programa de extensão da Ufal até a data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Programa comemora o alto índice de aprovação porque 23 deles conquistaram a vaga na Ufal nas 1ª e 2ª chamadas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O ingresso nas Instituições de Ensino Superior  (IES) tem se mantido, ao longo dos anos, com o percentual de aprovação na Ufal superior a 50%.

A coordenação do Programa destaca que outras chamadas estão por vir ainda esse ano e estão trabalhando nas pesquisas para registro das aprovações em outras instituições públicas e privadas, por meio do Prouni.

“Eu me sinto muito realizada e feliz, pois além de deixar a minha família feliz, posso mostrar ao meu irmão e primos, que também são da rede pública de ensino e não possuem uma boa situação financeira, que eles, assim como eu, são capazes de atingir seus objetivos, mesmo diante de todas as dificuldades”, comentou Wislayne Souza Alves, aprovada no curso de Engenharia Civil da Ufal. E continua: “O Paespe me ajudou muito, tanto na escolha do curso quanto na própria aprovação. O contato com os professores voluntários, graduandos e docentes da Ufal, fez com que a minha vontade de ingressar em um curso superior da Ufal aumentasse”.

A aluna está participando das atividades do Programa desde 2016 quando ingressou no Projeto Paespe Júnior, ela é umas das jovens que recebeu o suporte durante todo o ensino médio.

Sobre o Programa Paespe

O Paespe foi criado em 1993, pelo professor Roberaldo Carvalho de Souza, tendo como berço de suas atividades o Centro de Tecnologia (Ctec) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Sua principal atuação é por meio dos projetos Paespe Júnior, voltado para alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, e o Paespe, destinado aos alunos da 3ª série do Ensino Médio.

O Programa oferta aulas dos conteúdos cobrados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e realiza atividades multidisciplinares como o curso de informática básica, palestras e visitas técnicas, contribuindo para a inserção destes alunos em Instituições de Ensino Superior. Também faz parte do Paespe o curso de informática básica para jovens e adultos. O objetivo do Programa é buscar, por meio da formação multidisciplinar e cidadã, a transformação e ascensão social de jovens em vulnerabilidade socioeconômica.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail (paespe.ctec@gmail.com) ou pelo telefone 3214-1866.