Abertas inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Obmep inscreve alunos até 15 de março e tem professor da Ufal na coordenação em AL
Por Ascom Ufal com informações do Impa
05/02/2019 10h02 - Atualizado em 05/02/2019 às 10h02
context/imageCaption

Arte de divulgação

Atenção, diretores de escolas públicas e particulares de Alagoas! Chegou a hora de inscrever os estudantes na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), a maior competição científica do Brasil destinada aos alunos dos ensinos fundamental e médio. A coordenação da Obmep em Alagoas é do professor do Instituto de Matemática da Ufal, Adelailson Peixoto.

O prazo para inscrição começa nesta terça-feira (5) e termina no dia 15 de março. O processo deve ser realizado por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição, disponível no site da olimpíada. Escolas municipais, estaduais, federais e privadas podem participar. No caso de dúvidas, os diretores de escolas de Alagoas podem entrar em contato com o Instituto de Matemática (IM) da Ufal.

As provas da 1ª fase serão aplicadas no dia 21 de maio, e 28 de setembro é data marcada para as da 2ª fase.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a olimpíada reuniu, no ano passado, 18,2 milhões de estudantes de 99,4% dos municípios brasileiros.

Premiação e estímulo ao estudo da Matemática

A Obmep premia, separadamente, alunos de escolas públicas e privadas. A divulgação dos vencedores está marcada para 3 de dezembro. Premiados com medalha de ouro, prata ou bronze garantem o ingresso em programas de iniciação científica.

Criada pelo Impa em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). A olimpíada contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

Mais informações no site do Impa .