Ufal lança portal eletrônico de Sistema de Bibliotecas

Objetivo é oferecer à comunidade acadêmica informações importantes com acesso interativo
Por Blenda Machado - estagiária de Jornalismo
18/12/2019 09h52 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Alagoas (SiBi/Ufal) lançou um novo portal eletrônico. De acordo com a Coordenação de Comunicação do SiBi/Ufal, o portal é moderno, dinâmico e interativo. Foi estruturado e pensando em oferecer à comunidade acadêmica informações importantes sobre o SiBi/Ufal, como os acervos, produtos e serviços que são disponibilizados, além de outras ferramentas para os pesquisadores. 

Na mesa de abertura da cerimônia realizada no último dia 11, estiveram a reitora Valéria Correia, a diretora do SiBi/Ufal Cristiane Cyrino e a coordenadora do setor de comunicação do sistema, Ana Paula Cassé, que apresentaram a história e a importância de se ter um portal eletrônico informativo. 

‘‘Com o portal os estudantes vão ter uma maior interseção com os livros disponibilizados, com os eventos aqui realizados e facilitar o acesso à informação’’, disse Valéria. “Além das 13 bibliotecas estamos integrando mais duas: a do Centro de Educação [Cedu] e também a do Museu Théo Brandão, formando 15 bibliotecas na nossa Universidade. Então, coroa todo um trabalho dessa equipe tão dedicada”, completou a reitora. 

A diretora Cristiane Cyrino, acrescentou: ‘‘Esperamos que o portal seja amplamente visitado, tornando o nosso Sistema e todos os seus recursos conhecidos e utilizados pela comunidade universitária. Assim, convidamos a todos a navegarem no novo portal e descobrirem o rico universo de informações que disponibilizamos’’.  

A coordenadora do setor de Comunicação do Sistema, Ana Paula, contou que a experiência de desenvolver o portal ‘‘foi muito rica e complexa, pois exigiu muita pesquisa para que se pudesse fazer um portal intuitivo, em que os alunos pudessem achar de forma rápida tudo aquilo que o Sistema pode oferecer. Então valeu muito a pena fazer este trabalho’’. 

Um dos integrantes da Comunicação, Bruno Melo, conta que a criação da marca se baseou em características do estado de Alagoas.  ‘‘A primeira ideia que tivemos era ampliar o conceito do que é uma biblioteca hoje, romper as barreiras das quatros paredes e não só mais o livro físico. Com relação a como se constrói o conhecimento e à comunicação em um processo evolutivo, mostrando as várias formas de se comunicar’’, ressalta.  

Clique aqui para navegar.

Sobre o SiBi 

Em 1989, o Conselho Universitário (Consuni) criou o Sistema de Bibliotecas da Ufal, com a aprovação do Regimento Interno do SiBi/Ufal, por meio da Resolução 45/89. O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Alagoas é um conjunto de bibliotecas integradas, sob os aspectos administrativo, funcional e operacional, alinhado à política educacional, científica e administrativa da Universidade, com o objetivo de apoiar os programas de ensino, pesquisa e extensão. 

O SiBi oferece serviços de aquisição de acervo, tratamento da informação e normatização dos serviços especializados, o portal simplifica, entre outros, o compartilhamento dos recursos informacionais, o acesso ao acervo geral, a consulta, o empréstimo entre bibliotecas. Sua missão é conduzir de forma coordenada o desenvolvimento das atividades fins das bibliotecas, fortalecendo a promoção e a disseminação do acesso à informação, além de incentivar a busca do conhecimento. 

O técnico de Tecnologia da Informação, Leandro Cerqueira, conta da ideia da criação do site. ‘‘A construção do portal foi do Sidarta Tenório, que iniciou, e dei continuidade na programação. Tivemos que estudar a plataforma wordpress que é bem fácil e intuitiva. Nossa ideia foi agrupar toda informação relacionada ao SiBi e tornar o site mais moderno’’, explicou. 

O portal também te, como propósito preservar os acervos impressos e digitais, interagindo com suas comunidades, e identificando as suas necessidades de uso para produzir informações especializadas visando o desenvolvimento das atividades acadêmicas. É responsável pelos registros da produção intelectual, e também dos registros históricos das pesquisas, além de proporcionar o aumento da visibilidade da produção científica e dos pesquisadores da Ufal. 

História da Biblioteca  

Em 1978, a Biblioteca Central (BC) foi criada e prestava seus serviços no prédio onde hoje funciona o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI). Um dos principais objetivos da criação da BC era reunir todo o acervo bibliográfico das bibliotecas setoriais, que já existiam nos centros e departamentos do Campus A. C. Simões. Com isso, possibilitar a melhor gestão dos serviços, a partir da observância de padrões e diretrizes técnicas vigentes. 

Mas esse não era o único motivo para criação da BC. A escassez de recursos financeiros e humanos da época apresentava-se como outra razão para reunir, num único lugar, o acervo bibliográfico do Campus A. C. Simões. 

Atualmente a Biblioteca Central (BC) é o órgão diretor e orientador das atividades do Sistema de Bibliotecas Ufal, oferecendo suporte técnico-administrativo para todas as bibliotecas do Sistema. Essas bibliotecas surgiram em decorrência da necessidade de acesso à informação da comunidade acadêmica dos centros e departamentos onde estavam localizadas.