Ufal e Sociedade entrevista o professor Humberto Barbosa

O coordenador do Lapis/Ufal falou sobre o relatório entregue ao MPF acerca das manchas de óleo no litoral nordestino
Por Ascom Ufal
23/12/2019 11h00 - Atualizado em 23/12/2019 às 08h59

No programa Ufal e Sociedade desta semana, Manoel Junior entrevistou o professor Humberto Barbosa, do Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat) da Ufal. Ele coordena o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) e é um dos pesquisadores que compõem a força-tarefa de análise e pesquisa das manchas de óleo no litoral nordestino.

O professor contou detalhes sobre o relatório parcial atualizado, entregue ao Ministério Público Federal, sobre as ocorrências com manchas de óleo no litoral nordestino. Além de esclarecer dúvidas sobre as suspeitas iniciais, que envolviam um navio grego, uma embarcação das Ilhas Marshall, e até mesmo um navio-tanque brasileiro; sendo todas essas suspeitas descartadas pelas investigações do laboratório.

Desastres como o derramamento de óleo, estariam expondo algum tipo de vulnerabilidade do Brasil na área da exploração de petróleo? Esse e outros questionamentos são esclarecidos pelo professor no programa Ufal e Sociedade desta semana.

Apresentado pela jornalista Lenilda Luna, o Ufal e Sociedade especial desta semana teve o comando do estudante Manoel Junior. O programa é transmitido na Rádio Ufal todas as segundas-feiras, às 11h, com reprise às 17h; e pode ser ouvido também pelo Spotify.

Clique aqui para ouvir na radioweb Ufal