Ufal e Sociedade entrevista o desembargador trabalhista João Leite de Arruda Alencar

O professor da Faculdade de Direito desenvolve um projeto de Extensão nas escolas públicas
Por Lenilda Luna - jornalista
09/12/2019 07h00 - Atualizado em 05/12/2019 às 15h43

Na edição desta semana do programa Ufal e Sociedade, entrevistamos o professor de Direito e desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), João Leite de Arruda Alencar. O professor coordena um projeto de Extensão intitulado Educação em valores, desenvolvido por professores e estudantes de Direito. Em breve, o grupo de Extensão vai produzir alguns podcasts que serão veiculados na Rádio Ufal.

O projeto tem o objetivo de levar informações sobre direitos trabalhistas às escolas públicas, considerando os "valores que fundamentam e conscientizam as pessoas a buscarem o exercício plena da cidadania, num o contexto onde são escassas as atividades que propõem a integração do ambiente jurídico com as escolas de rede pública e muitos são os conflitos gerados, no âmbito do direito do trabalho, pela carência de formação básica".

Durante a entrevista, o desembargador falou também sobre os efeitos da Reforma Trabalhista na precarização dos vínculos empregatícios e a redução drástica de ações trabalhistas e acordos coletivos de trabalho por conta das dificuldades criadas pelas mudanças na legislação. “Nós tivemos de 35% a 40% de redução em ações trabalhistas, porque os trabalhadores ficam com medo de perder e ter que pagar os honorários e custas, como determinam as novas regras”, destacou o professor.

Segundo o professor, a Reforma Trabalhista foi aprovada sem uma discussão aprofundada com os segmentos sociais, principalmente as representações dos trabalhadores, alterando mais de 200 artigos. “Foi um rolo compressor, um tsunami onde as vozes contrárias foram extremamente abafadas pela própria mídia. Agora, quando vamos dar aula, as pessoas ficam atônitas porque não sabiam os direitos que perderam”, reflete João Leite.

Para acompanhar a entrevista completa, acesse o podcast.