Théo Brandão abre nova exposição temporária dia 19

Confira essa e outras programações na Agenda Cultural
Por Simoneide Araújo - jornalista colaboradora
13/12/2019 09h09 - Atualizado em 16/12/2019 às 08h13

Carmen Dantas e Celso Brandão estão juntos na criação da nova exposição temporária do Museu Théo Brandão, com o tema Pepitas Populares - Coleção Celso Brandão. A abertura será na quinta-feira (19), às 19h, com apresentação da Camerata Acadêmica da Escola Técnica de Artes, com o recital Folguedos em corda

São peças de arte popular da coleção de Celso Brandão e fotografias que ele fez em viagens ao interior do Alagoas. Vão compor a exposição pinturas de Vicente Ferreira e Maurício de Dedé, esculturas de Fernando Rodrigues, Manoel da Marinheira, Antônio de Dedé, Véio, Zé do Chalé, entre outros. 

Quem assina a curadoria é a museóloga Carmen Lúcia Dantas, professora aposentada da Ufal e ex-diretora do Museu. A exposição vai apresentar o acervo pessoal do fotógrafo, cineasta e colecionador alagoano Celso Brandão, que também é professor aposentado da Universidade. 

A exposição segue até 29 de fevereiro. O endereço do Théo Brandão é Avenida da Paz, 1490, Centro de Maceió. O telefone de contato é o 3214-1716.

Natal na Avenida da Paz 

O Museu Théo Brandão se transforma em grande palco para o projeto Natal na Avenida da Paz, que celebra as festas com arte, cultura e decoração natalina. Os símbolos universais do Natal ganham o reforço da criatividade de artistas alagoanos: dez árvores especialmente criadas, que estão transformando o cenário da Praia da Avenida.  

Grupos musicais populares e clássicos, balé, corais e trio elétrico estão na programação, que segue até 5 de janeiro. Todas as atrações são abertas ao público e gratuitas. Nosso MTB está de cara nova porque teve sua pintura renovada com o apoio cultural da Ibratin e será um prazer receber a sociedade alagoana e os turistas. A programação está incrível, participe! 

O patrocínio do projeto é do Magazine Luiza que, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do Ministério da Cidadania, pela segunda vez, enfeita e presenteia Maceió.

Confira a programação nas redes sociais do MTB @MuseuTheoBrandao. 

Recital de formatura 

Nesta sexta-feira (13) tem recital de formatura na Escola Técnica de Artes. Paula Medeiros, aluna de violino da professora Lílian Pereira vai se apresentar às 15h, na Sala 11, do Espaço Cultural da Ufal, na Praça Sinimbu. Paula Medeiros vai tocar peças de Johann Sebastian Bach, Fritz Kreisler e Flausino Vale. 

O recital é aberto ao público. 

Concerto 

Neste domingo (15), nossa Orquestra Sinfônica se une à Camerata Jovem do Ifal e fará concerto musical na sede do Campus Maceió do Instituto Federal de Alagoas. Será às 16h e é aberto ao público.

O Ifal fica na Avenida do Ferroviário, 530 - Centro de Maceió  

Quarta Sinfônica 

O último concerto da temporada 2019 do projeto Quarta Sinfônica será nesta quarta-feira, 18 de dezembro. Vão subir ao palco do Teatro Deodoro quatro atrações para o concerto natalino: nossa Orquestra Sinfônica Universitária, a Camerata Jovem do Instituto Federal de Alagoas e o Coretfal. 

O concerto terá três atos. Quem começa é o Coretfal, com regência de Fátima Menezes. O segundo ato será com nossa Orquestra Sinfônica e a Camerata Jovem do Ifal, sob a batuta de Almir Medeiros. Nesse ato serão executadas seis peças, todas com arranjo do próprio Almir Medeiros.

O gand finale será com os três grupos no palco apresentando mais seis peças de compositores como Toquinho, Luiz Gonzaga, Eliezer Setton e uma seleção de músicas natalinas.

O concerto começa às 8h da noite e a entrada é gratuita. Toda sociedade alagoana está convidada e quem visita nossa cidade também! Fique ligado porque quem quiser ir assistir têm de chegar um pouco mais cedo para pegar seus convites. A partir das 7h da noite a bilheteria do Teatro estará aberta.

Cantata natalina 

Já na sexta-feira (20), além da Orquestra e da Camerata, o Corufal também vai fazer parte da apresentação do concerto natalino que acontecerá na Reitoria da Ufal, no Campus A.C. Simões, em Maceió. 

Será a Cantata de Natal no evento de confraternização da Universidade, no auditório Nabuco Lopes. Começa às 9h e é aberto ao público.