Semana do Engenheiro de Pesca é comemorada em Penedo

Evento é organizado pelo curso de Engenharia de Pesca e discute aquicultura, tecnologia do pescado, conservação e pesca
Por Blenda Machado - estudante de Jornalismo
10/12/2019 07h10 - Atualizado em 09/12/2019 às 17h10

O curso de Engenharia de Pesca do Campus Arapiraca, Unidade Educacional Penedo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promove a Semana do Engenheiro de Pesca nos dias 12 e 13 de dezembro. O evento, sediado no próprio campus, tem o objetivo de celebrar o dia do Engenheiro de Pesca comemorado no dia 14 de dezembro.

A comemoração conta com palestras e discussões sobre os temas da aquicultura, tecnologia do pescado, conservação e pesca. De acordo com a organização, a Semana do Engenheiro de Pesca tem como importância principal envolver os alunos do curso e a comunidade local sobre o papel do profissional engenheiro de pesca na produção de alimentos e na preservação do meio ambiente.

As atividades serão realizadas no período de manhã e tarde. As palestras estão previstas para ter início às 8h e se estendem até às 15h. Na programação, "equipamentos e insumos utilizados na carcinicultura", ministrada por Lucas Claudino, e "manejo produtivo em fazendas de camarão", ministrada por Jackson Lins. Também em discussão a "agroindústria e processamento de espécies de peixes tropicais na Região Norte", pela professora Jucilene Cavali da Universidade Federal de Rondônia.

No último dia, o professor Mário Thomé da Universidade Federal de Sergipe Campus São Cristóvão (UFS) apresentará "a colônia Z19 e os problemas da pesca no estuário do Rio São Francisco". Na sequência, o vice-presidente da Colônia Z19, Erinaldo Santos, abordará o tema "revelando a diversidade crítica com DNA Barcode em peixes neotropicais". Por fim, será realizado uma apresentação de documentário sobre a conservação da vida marinha.

Os interessados deverão se encaminhar à Unidade Educacional de Penedo/Ufal nos dias 12 e 13 (manhã e tarde), na sala 2.