Programa de extensão realiza palestra motivacional sobre métodos de aprendizagem

Atividade foi realizada com os pais e responsáveis do Paespe para que o incentivo aos estudos seja um dever de casa e da família
Por Ascom Ufal
18/12/2019 07h50 - Atualizado em 17/12/2019 às 10h26
Valmir Pedrosa deu dicas e exemplos para os pais e responsáveis

O Programa de Apoio aos Estudantes de Escolas Públicas do Estado (Paespe), promoveu na última quarta-feira (11) uma palestra motivacional sobre as formas de ensinar aos jovens a aprender, ministrada pelo professor Valmir de Albuquerque Pedrosa, do Centro de Tecnologia da Ufal (Ctec).

O público foi composto por pais e responsáveis dos alunos do Programa . Cerca de 150 pessoas participaram de dinâmicas e ouviram dicas e exemplos dados pelo docente. Foi abordado o tema Organização do ambiente de estudo, com um papo bem aberto e reflexões sobre a importância da família, da disciplina nos estudos, e sobretudo, foco para alcançar os objetivos. Dando exemplos de seu cotidiano, o professor tentou explicitar que alguns métodos do aluno aprender não são os mais adequados. Ele contou que estudava com músicas clássicas, mas deu ênfase que pode não funcionar para outras pessoas, pois cada indivíduo deve descobrir como aprende.

Valmir Pedrosa afirma que a palestra apresentada é fruto de diversas conversas entre ele, o coordenador do Programa, Roberaldo Carvalho e alguns professores da Ufal, que estão sempre comparando a educação de outros países. “As ideias centrais são: valorizar a educação, a família, criar um ambiente de harmonia para que o estudo aconteça e, por fim, a certeza que o estudo leva a um futuro melhor, se baseando sempre na relação que tenho com meus filhos”, destacou Pedrosa.

Aidyl de Melo Bastos, trabalhadora autônoma de 44 anos de idade, comentou sobre a palestra. ”Foi incrível, maravilhosa, pois o incentivo e o aprendizado que obtive hoje, fez e fará toda a diferença no modo de agir mediante a uma nota baixa de minhas filhas”, disse, ressaltando que já pratica alguns métodos citados, a exemplo do ambiente sempre limpo e organizado, chamando atenção para que as filhas se concentrem em silencio.

Sobre o Programa

O Programa promove a transformação e ascensão socioeconômica de jovens em situação de vulnerabilidade, por meio da formação interdisciplinar e diferenciada focada na busca de novas oportunidades acadêmicas e profissionais.

A iniciativa tem como missão ser referência regional em educação e transformação social de alunos oriundos de escolas públicas, ofertando aulas inovadoras que promovam o ingresso de jovens em universidades, concursos e mercado de trabalho.

As atividades realizadas buscam aproximar os alunos à realidade da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), motivando-os para o ingresso no ensino superior. O Programa é composto pelos projetos Paespe Júnior, Paespe e o Curso de Informática para Jovens e Adultos. O Paespe Júnior funciona como um reforço escolar e tem as disciplinas básicas de Português e Matemática. Já o Paespe oferece conteúdos de todas as disciplinas avaliadas pelo Enem. Além das aulas, os alunos participam de atividades multidisciplinares, como palestras, oficinas, tutorias e visitas técnicas. O Curso de Informática Básica é ofertado aos alunos e à comunidade externa, priorizando os pais/responsáveis dos alunos dos projetos, tendo como principal objetivo a inclusão digital.

As aulas acontecem no Centro de Tecnologia da Ufal e são ministradas por docentes da Universidade das diversas áreas de conhecimento. Também colaboram os discentes dos Programas de Educação Tutorial (PET Arquitetura, Ciência e Tecnologia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Letras e Psicologia) e alunos do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto de Ciências Biológicas. Além disso, conta com a colaboração das Empresas Juniores do Ctec (Ejec e Proteq).