Instituto de Matemática participa de evento nacional no ES

Docentes e discentes do IM puderam apresentar trabalhos no 4º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática
Por Pedro Ivon - estagiário de Jornalismo
10/12/2019 14h02 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Fotos: arquivo pessoal

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), dos dias 22 a 24 de novembro, recebeu membros da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que foram participar do 4º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática. Entre os participantes estavam os integrantes do projeto de extensão Sem mais nem menos, do Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência (Pibid), além de professores do Instituto de Matemática (IM) da Ufal.

“Eu achei incrível participar do evento. Foi a primeira vez que eu participei da oficina de um outro ângulo, foi muito válido e acredito ter aprendido mais com o pessoal que tava participando do que eles comigo”, disse Tayná Santos, uma das discentes que participou do evento. No total, participaram três docentes do IM, uma professora egressa do Profmat, uma professora que deixou o curso de Matemática Licenciatura e oito alunos do mesmo curso.

“O evento me ajudou a desenvolver um olhar bem especial com relação a metodologia de ensino”, falou Weverson Franco, outro dos discentes participantes do Simpósio. O aluno também disse que conseguiu “conversar com colegas que estão na graduação e outros que já atuam há um tempo, compartilhando experiências sobre o curso e sobre a vivência na sala de aula. Foram momentos de muito aprendizado”.

Os participantes do Sem mais nem menos ministraram minicursos, apresentaram trabalhos orais e pôsteres. Já os integrantes do Pibid apresentaram pôsteres. Os docentes tiveram diferentes funções. O professor Hilário Alencar participou de uma mesa redonda, a professora Milena Farias apresentou um pôster e a professora Elisa Sena apresentou parte do resultado de sua pesquisa de doutorado.

O Projeto

O projeto de extensão "Sem mais nem menos" iniciou sua primeira edição no ProCCAExt ciclo 2016/2017 e depois foi renovado no ciclo 2018/2019, sendo finalizado em outubro deste ano. No total, desde 2016, atuou em seis escolas públicas de Alagoas, sendo duas no interior do estado (Taquarana e Capela). O  projeto vem desde o início participando de eventos regionais e nacionais, com oficinas, minicursos, pôsteres e apresentações orais, mostrando os materiais didáticos de matemática criados e aplicados pelo projeto, bem como os resultados das aplicações nas escolas. Além disso, também foram publicados um artigo sobre produtos educacionais elaborados pelo projeto e um livro pela Sociedade Brasileira de Matemática. Saiba mais no link

Para saber mais sobre o Simpósio, acesse o site aqui.