Feira Agroecológica da Ufal promove café natalino com marisqueiras

O evento será realizado dia 18 e conta com rodas de conversa, venda de sururu e brechó
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
13/12/2019 07h25 - Atualizado em 13/12/2019 às 12h51

Agricultores da Feira Orgânica e Agroecológica da Universidade Federal de Alagoas realizarão um café da manhã natalino na Praça da Paz, em frente ao Centro de Educação (Cedu). O evento acontece no próximo dia 18 às 8h e será um momento de confraternização com os consumidores da comunidade universitária, marcando o encerramento das atividades da feira neste ano. A iniciativa tem o apoio do projeto de extensão Colhendo Bons Frutos: nutrição e agroecologia, desenvolvido pelo Laboratório de Nutrição em Saúde Pública (Lanusp) da Faculdade de Nutrição (Fanut) e coordenado pela professora Maria Alice Araújo Oliveira. 

Na ocasião, além do sorteio de cestas com produtos da feira, haverá uma roda de conversa com as marisqueiras da Lagoa Mundaú para troca de experiências com as camponesas da Associação das Produtoras Agroecológicas da Zona da Mata Alagoana (Aproagro). As Marisqueiras fazem parte do Projeto Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Sururu da Lagoa Mundaú desenvolvido por meio de cooperação técnica entre a Fanut  e a ONG Visão Mundial e coordenado pela professora Cristina Normande. 

De acordo com Cristina, as marisqueiras vem enfrentando muitas dificuldades para vender o sururu devido às noticias do óleo no litoral alagoano, que  afastou muitos consumidores, mesmo a Lagoa Mundaú não tendo sido afetada. Esse fato vem aumentando a insegurança alimentar da comunidade lagunar e sensibilizou também as produtoras da feira agroecológica. O café de natal já foi realizado em anos anteriores, mas nesse ano, conta com a ação solidária. 

No local, além dos produtos orgânicos habituais, haverá a venda de sururu processado na Unidade Experimental do projeto, com qualidade microbiológica monitorada pelo laboratório da Fanut. Um brechó com venda de roupas femininas, bijuterias, sapatos e bolsas em prol das marisqueiras também será realizado como forma de apoio. 

O bazar é colaborativo e integrantes da comunidade universitária podem doar peças entrando em contato com a professora Cristina Normande na Fanut ou pelo telefone 99610-5415. Quem quiser colaborar diretamente com as marisqueiras, fora da Ufal, pode procurar a presidente da Cooperativa das Marisqueiras, Vanessa Santos, por meio do contato 9984-1101. 

A Feira Orgânica e Agroecológica da Ufal é aberta a toda comunidade e acontece semanalmente, às quartas-feiras, das 7h às 12h.