Encontro do Pibid e da Residência Pedagógica acontece nos Campi da Ufal

O evento lotou o auditório da Reitoria do Campus A.C. Simões
Por Pedro Ivon - estagiário de Jornalismo
02/12/2019 15h45 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Evento segue para os campi de Delmiro Gouveia, na próxima quarta (4), e Arapiraca, na quinta-feira (5) (Fotos: Pedro Ivon)

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (2), no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Encontro de Socialização do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e da Residência Pedagógica (RP) da Ufal. O evento contou com um grande público que lotou as poltronas do local.

“Este é um evento de encerramento de ciclo dos dois programas que são referência na formação de professores aqui da Ufal, que são o programa de Residência Pedagógica e o Pibid”, explicou a professora Yana Linss, coordenadora institucional do programa Residência Pedagógica. A docente também alegou que ambos os programas têm o objetivo de oferecer, aos estudantes de licenciatura, oportunidades de conciliar a vivência da escola da educação básica, a teoria e a prática.

O Encontro teve início com uma apresentação cultural dos residentes do curso de Música, que contempla o projeto de arte da RP. Depois, foi dado início o evento, com a composição da mesa de abertura pelas coordenadoras do Pibid e do programa RP, pela Prograd e pelos representantes da Secretaria Estadual e Municipal de Educação. Após as falas de alguns dos participantes, foram passados os vídeos institucionais dos dois programas. Por fim, foi aberto o espaço para a fala dos preceptores, residentes, coordenadores de área e supervisores do Pibid, que falaram sobre suas experiências.

A professora Danielle Araújo, coordenadora do Pibid, afirmou que “hoje é um momento de muita alegria, é um momento de socialização das práticas, das vivências que foram realizadas desde agosto de 2018 e que vão finalizar só em janeiro de 2020”.

Fora de Sede

O Encontro de Socialização do Pibid e da RP da Ufal acontecerá não somente no Campus A.C. Simões, mas também nos campi de Delmiro Gouveia, na próxima quarta (4), e Arapiraca, na quinta-feira (5), seguindo a mesma estrutura da programação da Ufal de Maceió, com apresentações culturais, vídeos institucionais e fala dos envolvidos. O objetivo dos encontros é o mesmo em todos os campi, “socializar essas práticas dentro da Ufal, principalmente fortalecendo essa integração entre a Ufal e a escola de educação básica”, disse Danielle.