Encontro do Grupo Subjetividade no Pensamento Contemporâneo começa nesta quinta 5

Evento será no ICHCA e é aberto ao público
Por Blenda Machado - estudante de Jornalismo
04/12/2019 16h47 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

A Universidade Federal de Alagoas vai sediar o 7º Encontro do Grupo Subjetividade no Pensamento Contemporâneo, nesta quinta (5) e sexta-feira (6), dando início das 13h até 15h30. O evento ocorrerá no Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Arte (Ichca), miniauditório de Filosofia, no Campus A. C. Simões.

De acordo com a organização, o encontro visa promover o debate interdisciplinar entre as diversas áreas do saber que se debruçam sobre a temática da subjetividade. O evento é organizado pelo grupo de pesquisa “Subjetividade no pensamento contemporâneo”, uma iniciativa conjunta de docentes de diversas instituições: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Federal de Sergipe Campus São Cristóvão (UFS) e Universidade Federal Fluminense (UFF).

O evento conta com a participação de pesquisadores de diversas partes do Brasil. Com uma programação composta por mesas redondas e palestras. Dando início com a palestra: Uma breve análise sobre a retenção secundária husserliana, ministrado pelo professor Daniel Reis de Araújo Rufino. Na sequência, o estudante Lucas Marinho abordará: O ato de criação da filosofia segundo Deleuze. O dia encerra com a mesa-redonda: A ontologia indireta de Merleau-Ponty e Entre vida e loucura: A função da intuição em Bergson e Jung com os palestrantes Matheus Hidalgo e Rodrigo Barros Gewehr.

No segundo dia, o mestrando Diego Andrade apresentará Uma breve análise sobre a retenção secundária husserliana. Em seguida, os professores de Filosofia, Ahmed Zoghbi e Romero Venâncio da Universidade Federal de Sergipe Campus São Cristóvão (UFS) apresentarão: A resistência na literatura palestina e Sartre e a dramaturgia. Por fim, a psicóloga Sandra Oliveira abordará: Infância, estratégias de governo e o pastorado laico e a professora de Filosofia Giovana Temple da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) que vai debater a temática: O regime de verdade e a manifestação da verdade em Foucault.

Os palestrantes discutirão nesses dois dias sobre três pilares importantes do pensamento contemporâneo: Subjetividade, Mal e Condição Humana; Subjetividade, Acontecimento; e Psicanálise e Subjetividade, Linguagem e Crítica Social.

O evento é gratuito, e as inscrições serão feitas no local. Haverá certificado para todos que comparecerem a pelo menos 75% das atividades.

Para mais informações, acesse este link.