Curso de Odontologia da Ufal recebe conceito 4

Por Diana Monteiro - jornalista
13/12/2019 07h40 - Atualizado em 12/12/2019 às 09h12
Foto: Blenda Machado

O curso de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas recebeu o Conceito 4, conforme avaliação in loco da comissão do conhecido Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Com a missão de subsidiar a formulação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo com o intuito de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país, o citado Instituto tem como uma das áreas de atuação avaliações, exames e indicadores da educação superior.

Com muita satisfação comunicamos o conceito 4, conforme parecer do Inep, referente à avaliação in loco, com o objetivo de obtermos o ato regulatório da renovação de reconhecimento do curso, necessário a partir do resultado do Enade em 2016”, frisa a procuradora educacional institucional da Ufal Jusciney Carvalho Santana.

Sobre a positividade do resultado da avaliação, Jusciney aproveita para destacar: “O resultado reflete todo o trabalho desenvolvido juntos e parabenizo todas e todos, em especial à equipe do NDE e comunidade da Faculdade de Odontologia e também à Pro-reitoria de Graduação, PEI, Biblioteca Central, Sinfra, Comissão CPA e demais instâncias que colaboraram nesse momento tão importante”.

A comissão do Inep esteve de 2 a 4 deste mês no Campus A. C. Simões, onde o curso está instalado, para a avaliação, cujo procedimento contempla diferentes dimensões. Conforme o relatório, “o curso de Odontologia da Ufal é composto por professores qualificados e com dedicação ao curso. O número de docentes atende, sobremaneira, a quantidade de alunos matriculados e tem desempenhado suas funções de ensino, pesquisa e extensão de forma a contribuir, significativamente, com a formação dos alunos e com o perfil do egresso proposto nos documentos oficiais”.

O relatório contempla, no processo de avaliação na denominada Dimensão 3, que “a infraestrutura do curso de Odontologia da Ufal atende às demandas do curso”. Destacando entre outras informações que “são utilizadas as instalações do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde para as disciplinas básicas que apresentam boas condições em termos de espaço, equipamentos e insumos, o que foi relatado reiteradas vezes na reunião com os discentes”.

Formação acadêmica

Também está no documento que “o Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Alagoas, a partir de análise e discussão do seu ensino de graduação, promoveu a reformulação do seu Currículo e a implantação de um Projeto Pedagógico, que considera um entendimento mais amplo das Diretrizes Curriculares Nacionais e toma estas diretrizes como base, bem como o perfil epidemiológico brasileiro; as necessidades regionais e locais, e redireciona o Ensino da Prática Odontológica para a Atenção à Saúde em consonância com as Políticas de Saúde vigentes no País”

O Relatório faz um destaque para a formação acadêmica proporcionada pela Faculdade de Odontologia da Ufal: “A compreensão da função e do papel social da Foufal e o entendimento que o ensino deve ser integrado, com inter-relação de conteúdos e disciplinas de forma multi e interdisciplinar são importantes para o trabalho coletivo (Universidade, docentes, discentes, funcionários e Sociedade), para formação do Cirurgião-Dentista com um amplo conhecimento do seu compromisso social enquanto agente da saúde.

Consta ainda no relatório o destaque sobre a implantando em 1957 e sua conexão com a sociedade, cujo perfil do egresso condiz com a realidade local, conforme descrito no PPC (Projeto Pedagógico do Curso):

O profissional a ser formado pelo curso de Odontologia da Foufal será um cirurgião-dentista, com formação clínica geral formação clínica geral, capacitado a exercer a profissão nos níveis de atendimento primários, secundários e terciários, de acordo com a realidade detectada através de um sistema hierarquizado de referência e sintonizado com o Sistema Único de Saúde, dentro de uma visão social. Para tanto, terá uma sólida formação biológica, social-preventiva e técnico-científico que o capacite a desenvolver ações para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças buco-dentárias, prevalentes na região”.