Consuni aprova estágios curriculares supervisionados de Graduação e Pós

No momento, também foram aprovadas reformulações de PPCs de Graduação e novos cursos APCN’s
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
11/12/2019 17h17 - Atualizado em 12/12/2019 às 10h46

Membros do Conselho Universitário (Consuni) aprovaram, durante sessão extraordinária realizada na última terça (10), três resoluções.

A primeira delas discorre sobre a aprovação das propostas de novos Cursos Lato Sensu da Universidade Federal de Alagoas. Foram validados os Cursos de pós-graduação em Psicologia Política, no Campus Arapiraca; em Direitos Sociais e Gestão dos Serviços Sociais no Campus Arapiraca, na Unidade de Ensino Palmeira dos Índios; em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura vinculado ao Campus Sertão; em Cultura, Patrimônio e Identidades Indígenas no Campus Sertão.

Em sua fala, a reitora Valéria Correia parabenizou aos campi pelas conquistas e destacou o fortalecimento a perspectiva da pós graduação nos campi fora de sede. “É uma alegria observar, hoje, no dia Internacional dos Direitos Humanos a aprovação de todos os cursos nas áreas das humanas e todos, com uma lógica e conteúdo voltado para os direitos e a inclusão que são bastante importantes na conjuntura atual” comemora.

A segunda resolução aprovada foi a reformulação de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de graduação. Foram validadas as reformulações nos cursos de bacharelado de Engenharia de Energias, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Florestal, Meteorologia e Ciência da Computação. Também foi aprovada a reformulação na modalidade EAD de Letras/Português.

O último tema discutido e aprovado na sessão foi a minuta que disciplina os estágios curriculares supervisionados dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação da Ufal. O projeto, que regulamenta o estágio obrigatório e não obrigatório, foi discutido e elaborado pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), a Comissão de Estágios Curriculares e o Fórum de Coordenadores de Estágios dos Cursos de Graduação.

A minuta disserta sobre a lei do estágio e engloba normas que as instituições concedentes, professores orientadores, coordenadores de estágio e estagiários devem seguir além de direitos dos estagiários.

No momento, foi decidido que cada unidade de ensino ficará responsável pela emissão de portarias e pela cultura organizativa de estágio já que cada curso demanda especificidades nas práticas curriculares.

Em sua fala, a pró-reitora de Graduação Sandra Paz agradeceu aos conselheiros pela aprovação e destacou o trabalho feito na Prograd em reunir os coordenadores de estágio para discutir e chegar ao modelo aprovado no Consuni. “Essa resolução já tinha necessidade de ser atualizada há 12 anos para atualização e universalização do estágio amparando todos os estudantes” esclarece.

A reitora da Ufal Valéria Correia também destacou o trabalho da Prograd e da Gerência de Estágios. “Diferente do que foi dito em fake news, a gente não tem uma desorganização dos estágios, a gente tem uma organização e ampliação dos convênios de estágio.”

O ponto de pauta referente a alteração da nomenclatura e da estrutura do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Ufal foram transferidos para sessão extraordinária convocada para a próxima terça-feira (17).