Biblioteca Central inaugura memorial dedicado a Arthur Ramos

A comunidade acadêmica poderá ter acesso mais amplo aos itens do acervo pessoal do médico psiquiatra
Por Pedro Ivon - estagiário de Jornalismo
20/12/2019 08h39 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Inauguração foi realizada nesta quinta-feira (19)

Aconteceu, na manhã desta quinta-feira (19), no Espaço das Coleções Especiais da Biblioteca Central (BC), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Campus A.C. Simões, o evento de inauguração do Memorial Arthur Ramos, que abrange desde obras do seu acervo até fotos e objetos pessoais, sendo o único memorial existente no mundo sobre o médico psiquiatra e antropólogo. No total, são 629 itens, doados pelo sobrinho-neto de Arthur, Sérgio Ramos, que foi o instituidor da Fundação Arthur Ramos, em Pilar.

“Nós tínhamos esse acervo desde 2007, mas ele não estava exposto ao público, assim como vai ficar agora. Antigamente nós atendíamos os pesquisadores, individualmente, e os pesquisadores tinham acesso às informações contidas nesse acervo. Agora esse acesso vai ser ampliado”, explicou Cristiane Cyrino, diretora do Sistema de Bibliotecas da Ufal. De acordo com ela, todos os documentos doados já se encontram digitalizados e podem ser acessados por toda a comunidade acadêmica.

Na cerimônia de inauguração do memorial, a reitora Valéria Correia falou sobre o homenageado e sua importância. “Tornar público e acessível essas obras do nosso praticamente imortal Arthur Ramos tem um significado importante, pela sua história e pela sua inserção na história do país e do mundo”, disse Valéria, que também mencionou a trajetória do médico. “Estudou com Nise da Silveira, era da mesma turma. Influenciou o pensamento dela”, destacou.

O cirurgião plástico e professor da Ufal, Fernando Gomes, também falou na cerimônia. “É para isso que esse espaço está sendo contextualizado, para que os estudantes não deixem de configurar um homem tão importante quanto o Arthur”, ressaltou. O médico também falou sobre a importância do famoso psiquiatra alagoano enquanto estudioso da africanidade brasileira.

Todos os membros da comunidade acadêmica podem acessar as obras pelo repositório da Ufal. O acervo possui cerca de 500 itens, incluindo obras autorais do próprio médico, antropólogo e humanista, títulos de outros autores, quadros, documentos, fotos, entre outros.