Atividades realizadas pelo curso de Medicina Veterinária são compartilhadas com outras instituições

Ações de empreendedorismo e inovação foram destaque em eventos
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
11/12/2019 15h14 - Atualizado em 06/05/2021 às 14h01
Fotos: arquivo pessoal

Nas últimas semanas, estudantes e professores do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas participaram de eventos nos estados de Sergipe, Paraná, Minas Gerais e São Paulo para divulgar ações realizadas no curso de graduação e pós graduação em Inovação e Tecnologia aplicadas à Medicina Veterinária para o Desenvolvimento Regional. As ações e estudos ligados ao Empreendedorismo e Inovação nas áreas social e de empresas foram destaques.

O Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos (Grupequi) e o Programa de Pós-graduação estiveram no 2° Congresso Internacional de Grandes Animais em Foz de Iguaçu para abordar os temas: bem estar de equinos; uso de plasma hiperimune na neonatologia equina e laceração perineal em éguas, técnica continuamente aprimorada pelo grupo junto à cirurgia de grandes animais no Hospital Veterinário Universitário (HVU).

Logo após, o grupo esteve no Centro Universitário Max Planck (UNIMAx) em São Paulo, apresentando resultados de pesquisas tecnológicas em um evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Veterinária (IBVET).

O professor Pierre Escodro e outros estudantes que integram o Grupequi também estiveram na Universidade de São Paulo, Campus de Pirassununga em conferência de Pós-Graduação sobre bem-estar único para palestrar sobre o bem estar único em comunidades vulneráveis, mostrando experiências do projeto da Ufal Pró-Carroceiros em Comunidades de Alta Vulnerabilidade Social.

Ainda explanando pesquisas do projeto Pró-Carroceiros, alunos da graduação apresentaram inovações sobre laminite equina, durante o 1° Simpósio de Medicina Equina na Universidade Federal de Sergipe (UFS). A graduanda Fatima Carolina foi premiada com o terceiro melhor trabalho do evento, apresentando resultado de avaliação de bem estar e fisiologia de exercício de muares que retiram areia do Rio Paraíba, em Viçosa.

Finalizando, o professor Pierre Escodro auxiliou a implementação da disciplina de Pós Graduação em Empreendedorismo e Inovação em Medicina Veterinária junto ao Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Federal de Viçosa (UFV), programa de excelência Capes nota 6. Ele esteve na Universidade, em Minas Gerais, para visitar o Núcleo de Inovação Tecnológica e Incubadora de Empresas da UFV, trazendo alguns exemplos que podem ser eficazes na Ufal e em Alagoas. A disciplina citada já é ofertada regularmente desde a implantação do mestrado do curso de Medicina Veterinária.

Para Pierre Escodro, a maratona de eventos finaliza o ano de forma satisfatória. “São bons resultados do nosso curso. Nas últimas semanas, terminamos o ano de forma intensa para divulgar ações realizadas no curso” comemora.