Ufal se reúne com Secretaria de Assistência Social para encaminhar projeto de Cres

Centro de Referência Socioambiental será um local para realização de atividades voltadas a comunidade do entorno do campus
Por Lucas Carvalho - estudante de Jornalismo
08/11/2019 16h36 - Atualizado em 09/11/2019 às 12h12
Gabinete da Reitoria está funcionando na Associação Comercial em Jaraguá, durante a 9ª Bienal do Livro de Alagoas

A reitora da Universidade Federal de Alagoas Valéria Correia se reuniu nesta quinta-feira, 7 de novembro, com o secretário de Assistência Social de Alagoas, João Lessa, para tratar da criação do Centro de Referência Socioambiental (Cres) no Campus A.C. Simões. Com o projeto tendo sido lançado oficialmente no inicio deste ano, o Cres será um local para realização de atividades voltadas a comunidade do entorno do campus.

Valéria explica que o projeto é um convênio que a Universidade está articulando, junto a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), e será apresentado ao conselho do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) para aprovação. "O projeto tem como base as Praças 'Mais infância', projeto realizado no Ceará que transformou áreas violentas do estado em locais de convivência da comunidade, cheio de crianças", comenta o secretário. "Eu tive o prazer de receber da reitora um projeto muito importante, que integrará as politicas publicas e receberá as pessoas da região nesses equipamentos públicos. É esse o papel do estado".

O projeto prevê um espaço de agricultura urbana, uma cozinha com oficinas de nutrição e preparo de alimentos, um núcleo de plantas medicinais com espaço para o tratamento dessas plantas, e um parque com equipamento de esporte, lazer e academia ao ar livre, com acompanhamento físico, pomar e parque infantil. A expectativa, segundo Valéria, é que a área se torne um espaço de convivência para a comunidade e de exercício para o ambiente acadêmico. "Vão ser desenvolvidas oficinas educativas neste espaço, envolvendo especialmente os projetos de extensão da universidade. Com a curricularização dos projetos de extensão, esse vai ser um espaço para todas as áreas de conhecimento", afirmou.