Serviço Social comemora 15 anos de pós-graduação e destaca os desafios para consolidar o programa

Mesa de abertura contou com a presença da reitora Valéria Correia que também é docente da Unidade
Por Redação Ascom Ufal
26/11/2019 21h43 - Atualizado em 26/11/2019 às 21h43

Na tarde desta terça-feira (26), foi realizada a abertura da programação que celebra os 15 anos do Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A solenidade inicial foi presidida pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Rosa Prédes, e contou com a presença da reitora Valéria Correia, que é docente do Programa.

Também compuseram a mesa de abertura, o diretor da Fapeal, Fábio Guedes, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Alejandro Frery; Manuella Aragão, representando os Conselhos Federal e Regional de Serviço Social; a diretora da Faculdade de Serviço Social, Reivan Marinho; Andrea Pacheco representando a  Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e o estudante Antonio Ugá, representando os discentes da pós-graduação.

Os discursos destacaram a importância do Programa de Pós-graduação para a formação de profissionais qualificados e com capacidade de análise crítica para atuar na defesa e na implementação das políticas sociais, com participação da sociedade. “Atuamos de acordo com as diretrizes curriculares que definem as linhas uma formação na sua totalidade e articulada com o exercício profissional”, destacou Andrea Pacheco.

Manuella Aragão ressaltou os desafios da atual conjuntura política que impõe a necessidade de ação organizada e coesa dos Conselhos de Serviço Social. “Três questões atingem o nosso campo de atuação: o déficit de R $ 2,3 bilhões no orçamento para a política de assistência social, a retirada do atendimento de serviço social do INSS e a redução da equipe multidisciplinar para o programa Saúde da Família”, pontuou a representante do Conselho profissional.

A reitora Valéria Correia finalizou os discursos destacando a dedicação dos professores, professoras e técnicas que contribuíram para a efetivação e o desenvolvimento do Programa de Pós-graduação. “É um prazer voltar a essa casa. Estarei aqui em definitivo a partir de janeiro. Sou a primeira assistente social a assumir um cargo de reitora no Brasil. Somos formadas para enfrentar desafios. Destaco na minha equipe duas competentes assistentes sociais, Silvana Medeiros e Manuella Aragão, que desenvolveram um importante trabalho na pró-reitoria Estudantil. Um dos resultados deste trabalho coletivo é que somos a Universidade pública com menor índice de evasão no Brasil”, ressaltou a reitora.

A programação continua nesta quarta-feira (27) das 9h às 17h, no auditório da Faculdade de Serviço Social.