Semana da Música 2019 acontece de 25 a 29 de novembro

Confira a programação completa da Agenda Cultural
Por: Simoneide Araújo - jornalista colaboradora - 21/11/2019 às 17h53 - Atualizado em 02/12/2019 às 11h01

Nosso Espaço Cultural será palco de mais uma edição da Semana da Música, promovida pelos cursos de Música licenciatura e da Escola Técnica de Artes. O evento acontece de de 25 a 29 de novembro e vai reunir estudantes de música, professores de artes e música, músicos profissionais, músicos de igrejas e bandas filarmônicas, regentes e coralistas. Todas as atividades são gratuitas e para fazer a inscrição, basta acessar o QR Code na programação ou acessar o link da página. 

Esse evento é resultado da união dos professores da licenciatura e dos cursos técnicos em Instrumento Musical e Canto. Na programação tem palestras, masterclasses, recitais, oficinas e mesas-redondas. Tudo isso para oferecer o melhor da produção acadêmica e musical dos nossos cursos. Aproveitem e participem! 

Confira a programação 

Segunda, 25/11

8h - Credenciamento

10h - Masterclasses de piano, com Ticiano Biancolino, e de violino, com Débora Borges

14h - Oficina Consciência Corporal para Músicos, com Estelita Barros

16h - Recitais de alunos de canto de Estelita Barros

18h - Abertura: recitais da Big Band e do grupo LP Musical 

Terça, 26/11

9h - Palestra Jornada Pedagógica para Músicos de Banda (JPMB): a evolução para o festival como educação progressista em tempos atuais, com Marcos Moreira e Luann Veiga

10h30 - Mesa-redonda Pesquisa em Música em Alagoas, com Milson Fireman, Ziliane Teixeira, Marcos Moreira e Nilton Souza

14h - Oficina Consciência Corporal para Músicos, com Estelita Barros

16h - Recitais de Violoncelo Solo, com Aldair Tomé, e Orquestra de Clarinetas da Ufal

18h30 - Recitais de Canto e Piano, com Eduardo Xavier, Claudiana Melo e Ticiano Biancolino 

Quarta, 27/11

9h - Palestra Ética e Pesquisa em Música, com Nilton Souza

10h30 - Mesa-redonda Apresentação dos Grupos de Pesquisa em Música da Ufal, com Milson Fireman, Ziliane Teixeira, Marcos Moreira e Nilton Souza

14h - Oficina de Musicalização Infantil com Ziliane Teixeira e apresentação de trabalhos acadêmicos (banners) 

16h - Recitais da Orquestra Pedagógica da Ufal e dos alunos do curso de Extensão em Flauta Transversal

18h30 - Recitais de Saxofone e Piano, com Kleber Dessoles e Mário Marochi, e de Percussão com Augusto Moralez 

Quinta, 28/11 

9h - Palestra O mecanismo da voz e a voz no canto lírico, com Eduardo Xavier

10h30 - Mesa-redonda Performance Musical: sua perspectiva dentro da universidade e o repertório instrumental no ponto de vista pedagógico, com Mário Marochi, Kleber Dessoles, Flávio Ferreira e Guido Lessa

14h - Oficina de Musicalização Infantil, com Ziliane Teixeira, e apresentação de trabalhos acadêmicos (banners) 

16h - Recitais de alunos de piano (Música Brasileira para Piano)

18h30 - Recitais do Corufal e do Trio Ybyrá 

Sexta, 29/11 

9h - Palestra O piano cantor: a evocação da vocalidade na origem do instrumento e no repertório para teclas do século 18, com Ticiano Biancolino 

10h30 - Palestra Semiótica da Canção, com Kemesson Lemos

14h - Oficina de Musicalização Infantil, com Ziliane Teixeira

16h - Recital do Laboratório de Violino da Ufal, coordenado por Débora Borges

18h30 - Recitais da Camerata Acadêmica da Escola Técnica de Artes e do Grupo de Saxofones, ambos da Ufal

 

Viva nossa Cultura! 

Chegou a 32ª edição do Fim de Semana no Museu, com o tema Viva nossa cultura! Sábado e domingo, dias 23 e 24 de novembro, vá até o Museu de História Natural e descubra o que os setores de Arqueologia e Taxidermia prepararam para receber você, sua família, seus amigos e os vizinhos. 

A programação começa às 9h e vai até as 17h. Está cheia de atividades culturais, em especial a comemoração do mês da Consciência Negra. Também temos as exposições Filé: pontos da nossa terra e Atako: o Xangô resiste! [fotos], além de Feirinha Empoderada [artesanato]. 

Vem nos visitar e participar! Não importa a idade!  

Confere aqui a programação 

Sábado, 23/11

9h às 16h30 - sala lúdica

9h30 às 12h - brincadeiras infantis: revivendo nosso passado

10h - Baque Maracatu Alagoano

11h - Oficina de turbantes com Luh Silva

12h às 13h30 - Piquenique com roda de conversa

13h30 às 14h30 - Roda de conversa o Sagrado feminino em mim, com Raquel Mortari

14h às 16h30 - Oficina adulta: restauração de livros antigos (12 vagas)

14h às 15h -  oficina infantil: bonecas Abayomi

15h30 - cine arte: Folclore

16h - contação de histórias infantis

16h30 - Palestra: A presença negra na Maceió Oitocentista, com Danilo Marques 

Domingo, 24/11

9h às 16h30 - sala lúdica

9h30 às 12h - brincadeiras infantis: revivendo nosso passado

11h30 - Entendendo a exposição Atako: o Xangô resiste!

12h às 14h - Piquenique com roda de conversa

14h -  Minha biblioteca é uma bagunça: organização e higienização de livros

14h30 - cine arte: Folclore

15h - Oficina infantil: faça sua historinha de gibi

15h30 -  Palestra: religiões de Matriz Africana, com a professora Irineia Franco

16h - Oficina infantil: Máscaras africanas -  beleza, magia e importância

17h - atração cultural: grupo de percussão Coração de Mainha

 

LPM 

Nesta semana, nosso grupo LP Musical fará duas apresentações. A primeira será na segunda-feira, dia 25, na programação da Semana da Música 2019, às 18h, na sala 11, no Espaço Cultural. 

A outra apresentação será na abertura do 9º Epeal - Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas, na quarta-feira, 27 de novembro, 14h30 da tarde, no auditório da Escola de Enfermagem e Farmácia, no Campus A.C. Simões, por trás da Biblioteca central da nossa Universidade. 

O LPM é um Laboratório de Performance Musical, ligado ao nosso curso de licenciatura em Música e coordenado pelo professor Milson Fireman. A base do grupo é a música instrumental, que traz na sua musicalidade uma mistura de ritmos e estilos diferentes, com músicas autorais..

Festival de Cinema 

Quem é apaixonado por cinema? Então, se liga que esta semana, de 25 de novembro a 1º de dezembro, teremos o Circuito Penedo de Cinema, maior evento de cinema de Alagoas. Nesta edição 2019 serão 60 filmes na programação, entre curtas e longas-metragens, que serão exibidos no Centro Histórico de Penedo.

Os ribeirinhos vão receber dezenas de artistas e realizadores convidados, pesquisadores, estudantes e espectadores para acompanhar a programação, totalmente gratuita.O Circuito Penedo de Cinema reúne quatro eventos: o 12° Festival do Cinema Brasileiro, o 9° Festival de Cinema Universitário de Alagoas, o 9° Encontro de Cinema Alagoano e a 6ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, além da Mostra Não Competitiva de Cinema Infantil.  

A extensa programação, de sete dias, é uma realização do Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo, da Secretaria de Estado da Cultura e da Universidade Federal de Alagoas, com patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, da Prefeitura de Penedo e do Sebrae Alagoas.

Confira a programação completa no site do evento: circuitopenedodecinema.com.b

Cinema em Movimento 

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, nossa ETA - Escola Técnica de Artes vai abrigar o Circuito Universitário de Cinema, que busca fomentar, no ambiente acadêmico, o diálogo e a reflexão sobre questões de interesse nacional e histórico abordadas nas obras exibidas.  

Criado no ano de 2000 pela MPC Filmes, o Circuito Cinema em Movimento é mais do que uma simples exibição de filmes. A Mostra é um instrumento de divulgação e multiplicação de mensagens. 

Por meio deste circuito, o tema Direitos Humanos é levado para universidades e instituições de ensino nos 26 estados do Brasil e no Distrito Federal. 

Nesta edição serão exibidos três filmes, seguidos de debates, no auditório da Escola Técnica de Artes, às 17h. Em Maceió, que está coordenando os trabalhos é professora Valéria Nunes. 

Na quarta-feira (27), será exibido o filme Repense o elogio, de Estela Renner, e logo após debate com Ticiane Simões. Na quinta (28), será a vez de O Silêncio dos Homens, de Ian Leite e Luiza de Castro; o convidado para debater o tema é Glauber Xavier. 

No último dia do circuito, sexta (29), será Lute como uma Menina, de Flávio Colombini e Beatriz Alonso. A debatedora será Sandra Sena. 

Festival de Corais do Sertão 

No dia 2 de dezembro, nosso Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia, recebe a segunda edição do Festival de Corais do Sertão Alagoano. Vários coros vão se apresentar e promover o canto coral na região sertaneja. O Corufal será o convidado especial do evento.  

As apresentações vão acontecer no auditório Graciliano Ramos, das 14h às 22h. O festival é promovido pelo Núcleo de Expressão Artística (Neart), com apoio das pró-reitorias de Extensão (Proex) e Estudantil (Proest), em parceria com as prefeituras de Pariconha e de Delmiro Gouveia.  

Se você tiver interesse em assistir as apresentações e quiser mais informações, basta acessar o site do evento www.festivaldecoraisal.com.