Minicurso ressalta 'problemática dos atos de fala'

Atividade com professor da UnB faz parte da programação do 10º Seminário Integrado Linguagem e Cognição
Por Ascom Ufal
29/11/2019 08h20 - Atualizado em 28/11/2019 às 12h27
Divulgação

Entre os dias 9 e 13 de dezembro será realizada a décima edição do Seminário Integrado Linguagem e Cognição (Silc).  O evento é gratuito e aberto aos interessados nas áreas de lógica, filosofia da linguagem, filosofia da mente, ciências cognitivas e epistemologia.

O professor André Leclerc, da Universidade de Brasília (UnB) e colaborador do mestrado acadêmico em Filosofia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é o convidado para ministrar o minicurso Introdução à Problemática dos Atos de Fala.

Leclerc é doutor em Filosofia pela Université du Quebec (1990), publicou dezenas de artigos e capítulos e é autor dos livros Théorie du Langage et de L'énonciation dans la Grammaire Générale Classique: De Port-Royal à Destutt de Tracy (Editora CRV, 2017); e Uma Introdução à Filosofia da Mente (Editora Appris, 2018). Ele coordenou oito projetos de pesquisa, orientou 32 dissertações e seis teses, foi presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica (2012-2014), tesoureiro da Associação Latino-Americana de Filosofia Analítica (2012-2014) e é pesquisador do CNPq.

A programação do evento também contempla Comunicações Orais de estudantes de graduação e pós-graduação da Ufal, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento ocorrerá a partir das 13h30 no miniauditório do curso de Filosofia e terá inscrições gratuitas no local.

A comissão organizadora do 10º Silc é composta pelos professores Marcus José Alves de Souza, Juliele Maria Sievers, Ricardo Seara Rabenschlag e Maxwell Morais de Lima Filho. Apoiam o evento as coordenações do curso de Filosofia e do PPGFIL, além da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) e o Grupo Cognição e Consciência (UFPE).

Mais informações e inscrições podem ser obtidas na página do evento.