Escola Técnica de Artes mistura moda com literatura

Evento Moda e Imagem acontece durante a Bienal do Livro de Alagoas
Por Simoneide Araújo - jornalista colaboradora
07/11/2019 19h04 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

Nossa Escola Técnica de Artes será o local da 4ª edição do Moda e Imagem, evento que acontece nesta sexta e sábado, dias 8 e 9 de novembro. É uma realização do projeto Moda e Comunicação, do curso de Produção de Moda da ETA.

O Moda e Imagem está na programação da 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que acontece até este domingo (10), no bairro de Jaraguá. Durante os dois dias, haverá palestras, mesas-redondas e workshops. Os participantes também vão discutir e praticar ações que se referem à produção de imagens de moda.

O projeto Moda e Comunicação produz conteúdo (imagem e texto) de moda e áreas relacionadas para redes sociais e outras mídias, além de organizar e também fazer parte de eventos no âmbito da Moda. O projeto oferece informação de teor crítico e criativo.Além de professores e alunos da ETA, também vão participar do evento profissionais de destaque nacional. Entre os participantes estão Yakini Rodrigues, graduada em Desenho de Moda pela Faculdade Paulista de Artes;  Dudu Prates, mestre em Moda, Cultura e Arte pelo Centro Universitário do Senac de São Paulo; Adenise Ribeiro, advogada que atua há 20 anos no mercado, com ênfase na área empresarial, e é presidente da Comissão do Direito da Moda da OAB em Alagoas; e Gabriel Moreira, fotógrafo e fundador da Escola Criativa. 

Alunos e ex-alunos do curso de Produção de Moda também estarão no evento, participando da feira de produtos com suas marcas. 

Bienal Alagoas

E a programação cultural da Bienal continua nesta sexta, 8 de novembro. Você que ainda não foi, corre que ainda dá tempo de aproveitar.

Às 14h, teremos concerto do Coro Encantus, na Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo. Esse grupo é um projeto de extensão do nosso Campus do Sertão, de Delmiro Gouveia,  

Às 15h tem mais um concerto com o Coro do Sertão, também de Delmiro Gouveia. Só que agora é um projeto do Programa de Iniciação Artística (Proinart). Será na Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo

Às 16h quem se apresenta é o Coral da Queimada da Palhinha, da Bahia. Será na Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo

Às 19h, o concerto fica por conta do nosso Grupo de Saxofones, também na Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo

Às 21h teremos nosso equipamento cultural Abí Axé Egbé, na Praça Dois Leões e show do Samba das Mulheres, na Escadaria da Associação Comercial.

 

Livro do Abí Axé

Nesta sexta-feira, nosso equipamento cultural Abí Axé Egbé lança seu primeiro livro Ser(tão) Negro com o Abí Axé Egbé. Com essa obra, o grupo reafirma seu compromisso em dar visibilidade às pessoas negras do Sertão alagoano.

A noite de autógrafos será na Bienal Internacional do Livro de Alagoas, às 19h, no estande da Edufal, no Espaço Armazém. 

Após o lançamento do livro, o grupo também vai se apresentar na Praça Dois Leões, fechando a programação de sexta-feira.

Mais Bienal

Neste sábado (9), penúltimo dia da Bienal de Alagoas, quem se apresenta às 14h é a Orquestra de Flautas Doce, do município de Porto de Pedras, na Praça Dois Leões

Às 16h termos apresentação das senhoras do Grupo Borda Azul, acompanhadas da percussão Batidas da Vida, na Praça Dois Leões

Às 19h tem apresentação de Delírios, com nossos alunos, no Rex Jazz Bar

Às 21h quem encerra a programação é o cantor e compositor Gustavo Gomes. O show será na Praça Dois Leões

 

Domingo na Bienal

No último dia da Bienal, domingo (10), a programação começa às 11h, com recital de Wilbert Fialho e João Gracindo, apresentando Diálogo de Violões, na Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo

Às 14h teremos a performance Sarau Semente de Toda Cor, na Escadaria da Associação Comercial

Às 16h, nossa banda LP Musical se apresenta na Praça Dois Leões

Às 19h teremos o espetáculo teatral Cartografias Poéticas: Tributo a Jorge de Lima, um projeto do Proinart. Será no Rex Jazz Bar

Visite a Casa do povo alagoano

Nosso Museu Théo Brandão, a Casa do povo alagoano, é uma referência cultural para moradores e turistas que visitam Maceió. Com uma programação artística intensa, atua como um centro cultural e é parada obrigatória para quem gosta de arte, diversão e cultura.

O tour pelo MTB começa com a sala Brava Gente Alagoana. O espaço é uma síntese representativa do povo alagoano, onde estão presentes a história, a herança cultural, os valores, as festas, a economia agrária, entre outros aspectos importantes da formação da identidade local.

A sala seguinte chama-se Fazer alagoano, dedicada ao fazer artístico e tradicional dos artesãos alagoanos: objetos como brinquedos, cerâmicas, rendas e outras peças, que muito bem representam a criatividade e a riqueza simbólica da arte popular. Temos também as salas Sabor alagoano, Arte Popular de Alagoas: o que há de novo, Fé e, no andar superior, Festejar alagoano. 

É uma maravilha de cenário! Quer saber mais?...Vem para o Théo!

Funcionamos de terça a sexta, das 9h às 17h, sábados e domingos, das 12h às 17h.

O MTB fica na Avenida da Paz, 1490, Centro de Maceió. Para mais informações, basta ligar para 3214-1714.