Diálogos em cena está na programação da Bienal de Alagoas

Seminário vai discutir arte, gênero e resistência e as inscrições serão feitas no evento
Por Simoneide Araújo - jornalista colaboradora
01/11/2019 11h18 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Capa do livro que será publicado na Bienal

Dias 8 e 9 deste mês, acontece o 1º Seminário Seminário Diálogos em Cena: Arte, Gênero e Resistência durante a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. É uma parceria entre três grupos de pesquisa da Universidade Federal de Alagoas. A programação está bem diversificada e reúne trabalhos artístico-acadêmicos, divididos em oficinas, mostra de vídeos, palestra, leitura dramatizada, lançamento de livro, encenação e muito mais.

As inscrições para as oficinas serão realizadas presencialmente com 30 minutos de antecedência e por ordem de chegada, conforme dia, local e horário da programação.

Para as demais atividades, os interessados podem se inscrever mediante preenchimento de formulário durante os dias do evento. Quem tiver alguma dúvida, pode enviar e-mail para a coordenação do evento [joana.wildhagen@ichca.ufal.br]

Segundo a professora Joana Pinto Wildhagen o seminário foi idealizado pelos grupos de pesquisa dos cursos de Artes: Poéticas da Dança e Transculturalidades (Poeticadança), liderado pela professora Joana Wildhagen; Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas (Neped), que tem à frente os professores Otávio Cabral e Ana Flávia Ferraz; e Laboratório de Estudo e Pesquisa de Processos de Encenação (Leppe), coordenado pela professora Carla Antonello.

A proposta é reunir as pesquisas produzidas por professores e alunos que integram esses grupos, em torno da temática arte, gênero e resistência, que dá origem ao título do evento. “Queremos, também, promover maior integração entre os cursos de Artes [Dança e Teatro], tanto em nível de graduação, quanto em nível do ensino técnico, tendo em vista a interdisciplinaridade e o cenário sociopolítico do Brasil contemporâneo”, disse Joana Wildhagen.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 8 de novembro – sexta-feira

Local: Pavilhão das Oficinas

Sala 6

Das 10h às 12h - Oficina de Formação de Novas Slammers – Batalha de Poesias, com Ticiane Simões

Sala 7

Das 10h às 12h - Oficina de Dança Vogue, com Mother Sara Oli Muzi

Dia 9 de novembro – sábado

Local: Auditório do Museu da imagem do e do Som (Misa)

Das 15h às  16h - Exibição do curta À Espera, de Nivaldo Vasconcelos e Sônia André - Moçambique/2016

Apresentação: professora Ana Flávia Ferraz (Ufal)

Das 16h às 16h30 - Leitura dramatizada da Peça: O Voto Feminino, de Josefina Álvares de Azevedo, pelo grupo de Estudos Poéticas Feministas (Neped)